Trens de carga autônomos e independentes viajando a 400Km/h

Vagões autônomos e com motores próprios

Os engenheiros da Agência Espacial Alemã (DLR) estão envolvidos no projeto NGT Cargo (Next Generation Train, ou trens da próxima geração) para projetar um sistema de transporte ferroviário de cargas completo, incluindo os vagões e as locomotivas,  os sistemas de carregamento e descarregamento e toda a logística da operação do sistema.

Cada vagão funcionará como uma espécie de “contêiner ambulante”, que vá até a fábrica ou armazém, onde é carregado ou descarregado, e depois automaticamente se juntará a uma composição que irá até o destino final sem a intervenção humana.  Cada vagão terá seu próprio conjunto de propulsão elétrica e sistema de navegação autônoma, individual e inteligente podendo ir diretamente do cliente ou ao seu terminal logístico separadamente.

Trens do futuro terão vagões autônomos e inteligentes

Atualmente, para acoplar e desacoplar vagões responde por algo entre 30 e 40% do custo do frete, o que faz com que os vagões tenham uma velocidade média de 18 km/h entre a origem e o destino. A intenção dos projetistas é que as linhas principais de carga possam ter comboios viajando a até 400 km/h – eles esperam que os novos trens possam viajar nas linhas atuais entre 160 e 200 km/h.

Para isso,  os vagões do trem do futuro serão fechados e recobertos aerodinamicamente. E não haverá lacunas entre os vagões individuais, reduzindo a resistência do vento e gerando menos ruído.

Trens do futuro terão vagões autônomos e inteligentes
O sistema está sendo preparado para ser compatível com os trens de passageiros. “Várias locomotivas podem ser combinadas virtualmente durante o curso, no chamado acoplamento dinâmico. Com isso, elas formam um bloco de trem, embora não estejam fisicamente acopladas umas às outras.  (Site Inovação Tecnológica –  02/06/2017)