IMAGINAR NEWSLETTER: CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA (1)

A tecnologia está acelerando exponencialmente.Tecnologias como robótica, biologia sintética, VR e IA estão aumentando capacidade e desempenho enquanto diminuem em custo.  Porém, o fenômeno da exponencialidade não está vindo sozinho, AGORA as tecnologias estão começando a CONVERGIR umas com as outras. O que isto significa? Uma modificação profunda nas aplicações e o resultado terá um impacto gigantesco na transformação dos negócios!!!

Neste artigo selecionei algumas aplicações de convergência entre realidade virtual e inteligência artificial que já estão acontecendo no mercado de SAúDE

1 – Realidade Virtual com Inteligência artificial

 

As salas de cirurgia estão convergindo a Realidade Virtual e Inteligência Artificial. Estudo recente da Frost &Sullivan projetou que 35% a 45% destas salas em todo o mundo utilizarão tecnologias inteligentes para melhorar a precisão e previsibilidade dos serviços cirúrgicos oferecidos, nos próximos quatro anos. os cirurgiões entrarão em uma sala de cirurgia com informações de toda a saúde do paciente, assim como terá à disposições o conhecimento de cirurgias e casos semelhantes disponíveis na hora da cirurgia para serem consultados. Além de estarem conectados com médicos de várias partes do planeta que estarão assistindo ou conduzindo virtualmente a cirurgia.

Dr. Shafi Ahmed conduziu a primeira cirurgia de Realidade Virtual em 2016, em conjunto com Professor Shailesh Shrikhande, cirurgião de oncologia do Tata Memorial Hospital em  Mumbai (Índia) e com Mr Hitesh Patel, cirurgião de colorectal do BMI The London Independent Hospital. A cirurgia  foi transmitida online em tempo real. Outro ponto adicional nesta convergência é que cirurgiões aspirantes podem acompanhar uma cirurgia ou até mesmo outros cirurgiões façam parte da equipe médica estando em outra localidade.

2 – Realidade Virtual e a holografia

Dr. Brennan Spiegel,  Diretor do Centro Cedars-Sinai Pesquisa e Educação em Resultados (CS-CORE) usa tecnologias exponenciais como biossensores vestíveis, aplicativos para smartphones, realidade virtual e mídias sociais para melhorar resultados e economizar dinheiro do paciente dentro dos centros de saúde. Na sua palestra na conferência no #MedEd ele já usou a realidade virtual com a holografia para fazer sua apresentação.

Além de apresentações em simpósios, Dr Speigel tem conduzido pesquisas usando a realidade virtual para reduzir o impacto da ansiedade e o estresse.  Dr. Spiegel explicou que a Realidade Virtual tem capacidade de neutralizar a mente ruminante podendo dissolver temporariamente as memórias de longo- prazo ou crenças existentes, permitindo insights que normalmente não receberiam espaço mental.
Dr. Speigel mencionou que recentemente, teve uma paciente hospitalizada com dor e ansiedade abdominal. Ela havia feito todos os exames: endoscopia, tomografia computadorizada, exame de sangue … E tudo estava normal… quando foi feita a  experiência em VR do Wild Dolphin, depois de quatro minutos ela disse … – Acho que sei por que sinto essa dor. É meu irmão. Ele tinha câncer de estômago e morreu. E tenho certeza que vou morrer como ele. ”E eu disse:“ mas nós examinamos o seu estômago, você não tem câncer de estômago. ”E ela disse:“ Eu sei disso, mas não estou disposta a aceitar isso. Esses golfinhos estão me dizendo que eu preciso aceitar esta realidade.

Cientificamente já se tem comprovação que estes métodos são realmente eficazes. Em um estudo publicado em novembro passado, os pesquisadores descobriram que, após a terapia de RV, as crianças com paralisia cerebral experimentaram uma melhora significativa em sua mobilidade. Os autores deste estudo pediram ainda a adição deste método às técnicas de reabilitação convencionais, a fim de melhorar os resultados.

Equipamentos como Microsoft HoloLens e o Magic Leap podem oferecer experiências mais interativas com seus fones de realidade mista, mas esses dispositivos são relativamente novos e caros. Por outro lado, o acesso aos fones de ouvido VR agora já custam US $ 5 com o Google Cardboard. No entanto, para que a tecnologia seja mais amplamente adotada no ambiente da saúde, é necessário mudar o MINDSET. Para que isso aconteça, médicos e pacientes precisam estar abertos à tecnologia. Assim que isso for alcançado, a convergência da RV com IA tornará a assistência médica mais agradável e com transformações ainda mais profundas em toda a cadeia da saúde com uma melhoria tanto da qualidade de vida quanto da recuperação e prevenção de doenças.