IMAGINAR NEWSLETTER: CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA (2)

A convergência tecnológica está impulsionando a criação de NOVOS MODELOS de NEGÓCIOS.

  • Na década de 1920, existiam os modelos “isca e anzol”, em que os clientes eram atraídos com um produto inicial de baixo custo (a isca: uma aparelho de barbear grátis) e depois instigados a comprar continuamente as recargas (o gancho: recargas de lâminas).
  • Na década de 1950, surgiram os “modelos de franquia” como McDonald’s, Burger King, Kentucky Fried Chicken, etc.. Seguidos na década de 1960, pelos “hipermercados” como o Walmart, Target, etc..
  • Com a chegada da internet nos anos 90, a reinvenção do modelo de negócios entrou em um período de crescimento radical. Em aproximadamente 20 anos surgiram novas plataformas, o bitcoin e o blockchain e o crowdfunding com o financiamento coletivo. O acesso ao capital está acelerando e impulsionando a convergência tecnológica.

Os novos modelos de negócio estão sinalizando uma grande mudança na estrutura do negócio. A desmaterialização aliada  a democratização estão criando uma maneira revolucionária de criar valor. Elimina os ativos, uso a propriedade de terceiros barateando a estrutura de negócio com eliminação de estoque e em alguns casos reduzindo a logística com a entrega feita por meio de uma rede de parceiros. Isto barateia o produto final possibilitando a democratização de produtos e serviços.

1 – A economia da massa (crowd economy) – modelos de crowdsourcing, crowdfunding, ICO’s (initial coin offering – oferta inicial de moeda),  ativos alavancados e equipe sob demanda – este modelos de negócio são desenvolvimentos que alavancam os bilhões de pessoas que já estão online.

Todos revolucionaram a maneira como fazemos negócios. Basta considerar os ativos alavancados, como os veículos da Uber e os imóveis do Airbnb, que permitiram que as empresas aumentassem a velocidade de transação  alavancando negócios com a propriedade de terceiros. Esses modelos se apoiam na equipe sob demanda, que fornece à empresa a agilidade necessária para se adaptar a um ambiente em rápida mudança. Desde trabalhadores em micro-tarefas por trás do Mechanical Turk da Amazon  até os serviços sob demanda dos cientistas de dados da Kaggle são formados usando o conceito de equipe sob demanda.  Equipe sob demanda permite que uma organização tenha velocidade, funcionalidade e flexibilidade em um mundo em constante mudança. Um fato inexorável é que não importa quão talentosos os seus colaboradores seja hoje… na convergência tecnológica eles se tornam rapidamente obsoletos se não cultivarem o MINDSET de crescimento e se atualizarem constantemente!!! Plataformas como a Kaggel, Gigwalk, oDesk, Roamler, Elance, TaskRabbit e mechanical Turk da Amazon estão crescendo aceleradamente.

Exemplo: o Airbnb se tornou a maior “cadeia de hotéis” do mundo, mas não possui um único quarto de hotel. Em vez disso, aproveita (ou seja, aluga) os ativos (quartos de reposição) da multidão, com mais de 6 milhões de quartos, apartamentos e casas em mais de 81.000 cidades em todo o mundo.

2 -A economia de Dados: Esta é a versão do modelo “isca e anzol”, o  cliente tem acesso gratuito a um nível de serviço e se quiser explorar ou usar mais capacidade ou funcionalidades o modelo se torna pago. Os dados coletados dos usuários que entram para “experimentar” o gratuito gera informações valiosas que permitem entender a micro-demografia do usuário.

Exemplo: Facebook, Google, Twitter –  As consultas de pesquisa do Google por dia aumentaram de 500.000 em 1999, para 200 milhões em 2004, para 3 bilhões em 2011, para 5,6 bilhões hoje. Enquanto mais usuários estão se conscientizando dos valiosos dados que trocam em troca do serviço de busca “gratuito” do Google, esse modelo testado provavelmente continuará tendo sucesso na década de 2020.

(3) A economia da inteligência: no final de 1800, se você queria uma boa idéia para um novo negócio, tudo o que você precisava era usar uma ferramenta existente adicionar eletricidade e o equipamento se transformava em uma furadeira.

Nos anos 2020, conforme Peter Diamandis em seu livro The future is faster than you think a IA será a eletricidade. Em outras palavras, pegue qualquer ferramenta existente e adicione uma camada dados para gerar  inteligência. Então, os telefones celulares se tornaram smartphones e os alto-falantes se tornarão os carros e veículos autônomos.

Exemplo: Conforme a National Venture Capital Association surgem em média 965 empresas baseadas em IA nos EUA e que nos primeiros 9 meses de 2019, absorveram US $ 13,5 bilhões em capital de risco. Hoje , por exemplo, a startup mais valorizada segundo a NVCA  é a NURO, um serviço de entrega de supermercado sem motorista no valor de US $ 2,7 bilhões. IA continuará transformando a maioria dos negócios na década de 2020.