IMAGINAR NEWSLETTER: 20 metatendências da Singularity University (2)

Continuando as metatências da  Universidade da Singularidade (Peter Diamandis) para a década que se inicia…

(11) O setor de seguros se transforma de “recuperação após risco” em “prevenção de risco”. Hoje, o seguro contra incêndio paga após a queima de sua casa; o seguro de vida paga seus familiares depois que você morre; e o seguro de saúde (que é realmente seguro de doença) paga somente depois que você fica doente. Na próxima década, uma nova geração de provedores de seguros alavancará a convergência de aprendizado de máquina, sensores onipresentes, sequenciamento de genoma de baixo custo e robótica para detectar riscos, evitar desastres e garantir a segurança antes que ocorram custos.

(12) Veículos autônomos e carros voadores redefinirão as viagens humanas (em breve será muito mais rápido e mais barato): veículos totalmente autônomos, frotas de carros como serviço e compartilhamento de viagens aéreas (carros voadores) estarão totalmente operacionais na maioria das grandes cidades metropolitanas na próxima década. O custo do transporte cairá 3-4X, transformando imóveis, finanças, seguros, economia de materiais e planejamento urbano. Onde você mora e trabalha, e como gasta seu tempo, todos serão fundamentalmente remodelados por esse futuro das viagens humanas. Seus filhos e pais idosos nunca mais dirigirão. Essa metatendência será impulsionada pela convergência de: aprendizado de máquina, sensores, ciência de materiais, melhorias no armazenamento de baterias e conexões onipresentes de gigabits.

(13) A produção sob demanda e a entrega sob demanda darão origem a uma “economia instantânea das coisas”: os moradores urbanos aprenderão a esperar o “cumprimento instantâneo” de seus pedidos de varejo, à medida que os serviços de entrega da última milha será feita por drone e robótica que transportarão produtos dos depósitos locais  diretamente à sua porta. Além disso, surgirão a fabricação digital regional sob demanda (fazendas de impressão 3D), produtos individualizados podem ser obtidos em poucas horas, em qualquer lugar, a qualquer hora. Essa metatendência é impulsionada pela convergência de: redes, impressão 3D, robótica e inteligência artificial.

(14) Capacidade de sentir e saber qualquer coisa, a qualquer hora e em qualquer lugar: estamos nos aproximando rapidamente da era em que 100 bilhões de sensores (a Internet de Tudo) estará monitorando e sentindo (imagens, escutas, medições) todas as facetas de nossos ambientes, o tempo todo. Satélites globais de imagem, drones, LIDARs de carros autônomos e câmeras de realidade aumentada (AR) voltadas para o futuro fazem parte de uma matriz global de sensores, permitindo que saibamos qualquer coisa, a qualquer hora e em qualquer lugar. Essa metatendência é impulsionada pela convergência de: sensores terrestres, atmosféricos e espaciais, vastas redes de dados e aprendizado de máquina. Neste futuro, não é “o que você sabe”, mas “a qualidade das perguntas que você faz” que será mais importante.

(15) Interrupção da publicidade: à medida que a IA se torna cada vez mais incorporada à vida cotidiana, sua IA personalizada logo entenderá o que você deseja, melhor do que você!!! Portanto, começaremos a confiar e a depender das nossas IAs  para a maior parte de nossas decisões de compra. Sua IA pode fazer compras com base em seus desejos passados, necessidade atual, conversas que você permitiu que a IA escutasse ou rastrear onde seus seguidores se concentram em uma interface virtual (ou seja, o que chama sua atenção). Como resultado, o setor de publicidade – que normalmente compete por sua atenção (seja no Superbowl ou nos mecanismos de busca) – terá muita dificuldade em influenciar sua IA. Essa metatendência é impulsionada pela convergência de: aprendizado de máquina, sensores, realidade aumentada e redes 5G.

16) A agricultura celular muda do laboratório para as cidades do interior, fornecendo proteínas de alta qualidade, mais baratas e saudáveis: nesta próxima década testemunharemos o nascimento do sistema de produção de proteínas mais ético, nutritivo e ambientalmente sustentável desenvolvido pela humanidade. A ‘agricultura celular’ baseada em células-tronco permitirá a produção de carne bovina, frango e peixe em qualquer lugar, sob demanda, com conteúdo nutricional muito mais alto e uma pegada ambiental muito menor do que as opções tradicionais de gado. Essa metatendência é possibilitada pela convergência de: biotecnologia, ciência de materiais, aprendizado de máquina e AgTech.

(17) As interfaces cérebro-computador (BCI) de banda larga serão disponibilizadas para uso público: o tecnólogo e futurista Ray Kurzweil previu que, em meados da década de 2030, começaremos a conectar o neocórtex humano à nuvem. Nesta próxima década, haverá um tremendo progresso nessa direção, atendendo primeiro as pessoas com lesões na medula espinhal, nas quais os pacientes recuperarão a capacidade sensorial e o controle motor. Além de ajudar as pessoas com perda de função motora, vários pioneiros da BCI estão agora tentando suplementar suas habilidades cognitivas básicas, com pesquisas que visam  aumentar a base sensórial, memória e até inteligência. Essa metatendência é alimentada pela convergência de: ciência dos materiais, aprendizado de máquina e robótica.

(18) A Realidade Virtual (RV) de alta resolução transformará as compras no varejo e no setor imobiliário: os fones de ouvido de realidade virtual leves e de alta resolução permitirão que as pessoas em casa comprem tudo, de roupas a imóveis, a partir da conveniência de sua sala de estar. Precisa de uma roupa nova? Sua IA conhece suas medidas corporais detalhadas e pode criar um desfile de moda com seu avatar usando os últimos 20 modelos na passarela. Deseja ver como seus móveis podem ficar dentro de uma casa que você está vendo on-line? Sem problemas! Sua IA pode preencher a propriedade com seu inventário virtualizado e fazer um tour guiado. Essa metatendência é ativada pela convergência de: VR, aprendizado de máquina e redes de alta largura de banda.

(19) Maior foco na sustentabilidade e no meio ambiente: um aumento da conscientização ambiental global e a preocupação com o aquecimento global levarão as empresas a investir em sustentabilidade, tanto do ponto de vista da necessidade quanto para fins de marketing. Os avanços na ciência dos materiais, possibilitados pela IA, permitirão que as empresas conduzam tremendas reduções no desperdício e na contaminação ambiental. O desperdício de uma empresa se tornará o centro de lucro de outra empresa. Essa metatendência é possibilitada pela convergência de: ciência dos materiais, inteligência artificial e redes de banda larga.

(20) O CRISPR e as terapias gênicas minimizarão as doenças: hoje, uma grande variedade de doenças infecciosas, que variam da AIDS ao Ebola, já é curável. Além disso, as tecnologias de edição de genes continuam avançando em precisão e facilidade de uso, permitindo que as famílias tratem e, finalmente, curem centenas de doenças genéticas hereditárias. Essa metatendência é impulsionada pela convergência de: várias biotecnologias (CRISPR, terapia gênica), seqüenciamento de genoma e inteligência artificial.