https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00Solange Mata Machadohttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngSolange Mata Machado2015-05-15 15:12:462015-05-15 15:12:46Palestra Amcham Recife
A IMAGINAR ajuda as empresa a capturar ideias de toda a organização focadas em áreas estratégias. Livro recentemente publicado foca exatamente na dificuldade das empresas em criarem mecanismos coerentes e relevantes para captar ideias dos colaboradores com foco. Acessem o link: http://api.ning.com/files/XnAxcylq3ijObaFLr9ywvYi8*z137ddVXh31f8tRw07EBe4rzTXZeaie5yXMU62XKr*s70JO1B08M2WDgxHDoYLR*XgGpuH1/incentivo_a_geracao_de_ideias_sistema_interno_de_sugestoes_de_alto_desempenho.pdf
IMAGINAR
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00Solange Mata Machadohttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngSolange Mata Machado2015-05-15 15:06:582015-05-15 15:06:58Idea Driven organization
Milhões de anos atrás, de acordo com a teoria da evolução de Charles Darwin, os seres vivos sofreram mutações genéticas que foram repassadas para os seus descendentes. Cada nova geração teve a sua herança genética modificada pelas condições ambientais em que viveu. As estruturas genéticas que trouxeram vantagens evolutivas para o homem se reproduziram. E foi dentro dessa ordem evolutiva que o nosso cérebro se desenvolveu.
Teoria do Cérebro TrinoForam milhões de anos para o cérebro chegar à sua forma atual. Para entendermos o que aconteceu, visualizem o cérebro humano dividido em três “camadas”. No interior estão as mais primitivas, no exterior as mais recentes. Cada uma das três camadas do nosso cérebro teve origem e data de formação em momentos diferentes. Em cada uma delas, foram absorvidas características e estruturas que são responsáveis pela maneira de agir e de pensar do homem moderno.
Teoria do Cérebro Trino
O neurologista Dr. Paul Mclean, diretor do Laboratório da Evolução do Cérebro e do Comportamento de Poolesville, Maryland, divide o cérebro humano em três partes:
Reptiliano ou o cérebro primitivo: responde pelas funções básicas: comer, sobreviver e reproduzir. Surgiu há cerca de 350 milhões de anos.
Límbico ou emocional: responsável pelas nossas emoções e sentimentos surgiu há cerca de 10 milhões de anos.
Neocórtex: é a parte do cérebro mais evoluída responsável pela nossa habilidade de falar, pensar e resolver problemas, foi formado há pouco menos de 50 mil anos.
O nosso cérebro mais antigo, o reptiliano, comanda muitas de nossas atitudes. Arquivamos as informações e experiências pelas quais passamos segundo a ótica do nosso cérebro primitivo. Para quebrar este processo natural precisamos conscientemente fazer esta escolha.
Quando nos defrontamos com o “novo” e o “incerto”, são as reações do reptiliano que entram em ação. Brincadeira? Não! É a pura verdade! Se não nos policiarmos é exatamente isto que acontece! Fugimos de situações novas, pois elas são inseguras. E o nosso instinto de sobrevivência nos comanda a evitar situações como essa.
Na parte “inteligente/racional” do cérebro, é que surgem as diferenças. O poder de decisão está centrado nesta parte do cérebro. Podemos decidir pensar e buscar novas oportunidades ou não.
É neste momento, que precisamos assumir o controle e mudar o rumo da estória. Buscar olhar ao redor e enxergar as alternativas, caminhos inusitados, projetos inovadores, idéias diferenciadas. Ou seja, olhar a situação sob um novo ponto de vista, E a palavra mágica é a criatividade e a inovação.
Clique AQUI para mais sobre aTeoria do Cérebro Trino.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/foto-2.jpg300830Solange Mata Machadohttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngSolange Mata Machado2015-02-10 09:34:052015-02-10 09:34:05O cérebro e a Inovação
As empresas estão cada vez mais conscientes da importância de inovar. Este esforço tem sido percebido na proliferação dos novos tipos de negócios que surgem no panorama organizacional. A inovação de produtos e serviços está mais presente, porém quando se pensa em criação de valor, outros tipos de inovação como a co-criação, surgem no radar.
Para acelerar os processos de criação, as empresas desenvolveram novos modelos para a colaboração aberta: a co-criação. Na co-criação, os consumidores estão assumindo o papel de inventores, desenvolvedores e em fontes de solução de problemas complexos. Os novos modelos de negócio através da co-criação enfrentam outros tipos de desafio como, por exemplo, coordenação e controle.
Ambientes colaborativos abertos são descentralizados e os colaboradores externos buscam outros tipos de motivações. Enquanto os participantes externos dos processos de co-criação são energizados pela motivação intrínseca, como a vontade de aprender e participar, os motivadores dos participantes internos são baseados em salários e bônus.
Por esta razão, os resultados obtidos na co-criação têm custo-oportunidade mais efetivo do que os obtidos pelos colaboradores internos. Para a co-criação ser funcional é preciso entender o desafio e saber quem vai liderar o projeto. O experimento de co-criação deve:
Começar com um teste dentro da empresa ou com um grupo menor de pessoas.
Definir a plataforma tecnológica onde as interações irão acontecer
Testar as experiências e envolvimento do grupo passo-a-passo.
Importante que todos os stakeholders ganhem no processo co-criação e que o sistema cresça organicamente.
Existem vários casos bem sucedidos de modelos de negócio aberto no Brasil como o desenvolvimento do Fiat Mio – o carro conceito do futuro e o Hospital Moinho de Vento com a sua rede de médicos, enfermeiras, familiares e convênios para serviços inovadores de bem-estar e saúde. Também existem muitos exemplos de empresas que já atuam nestes novos modelos de co-criação como: Santander, Tecnisa, Pepsico, Vivo, Eletrolux, Natura, Imbev, Philips e outros.
As etapas para o desenvolvimento de um modelo de inovação aberta é feito através de experimentação e aprendizagem. E os seus resultados nem sempre respondem pela expectativa de retorno rápido. Pois, não existe uma fórmula mágica para sua implantação. Em cada fase do processo de implantação existe um aprendizado que conduz a uma nova fase de envolvimento e crescimento do projeto de co-criação.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/foto-3.jpg300830Solange Mata Machadohttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngSolange Mata Machado2015-02-10 08:39:282015-02-10 08:39:28Co-criação e a Inovação
Atualmente, o tipo de inovação que mais cresce é a inovação de modelo de negócio. Esse tipo de inovação foca nas variáveis existentes em um negócio e propõe uma mudança no modelo de negócio.
Afinal o que é um modelo de negócio? Um modelo de negócio responde três perguntas fundamentais:
Quem é o seu cliente?
Qual a proposta de valor que a empresa entrega para o cliente?
Quais são os processos e recursos para entregar a proposta de valor?
Definir uma proposta de valor diferenciada em um modelo de negócio nem sempre é fácil. A proposta de valor descreve os benefícios que os clientes podem esperar de determinados produtos e serviços. Um produto valoroso para o modelo de negócio despertará no consumidor os pensamentos: “eu quero”, “nada se compara” e “eu acredito”.
Além disto, no modelo de negócio, a interação entre os processos de entrega e de produção geram lucro para a empresa. Inovação de modelo de negócio gera valor e não novos produtos! Existem quatro dimensões principais para se inovar no modelo de negócio:
Oferta: São os produtos e serviços inovadores que levam valor para os consumidores. O iPod, iPad e o iTunes são exemplos de produtos inovadores.
Consumidores: Encontrando novos segmentos de mercado ou redefinindo as interações existentes em cada ponto de contato para criar novas formas de receitas. A gama de serviços criada para atender ao segmento de baixa renda é um exemplo.
Processos: Criação de novas linhas de produtos e serviços utilizando as competências centrais da empresa, como a Honda fez com a sua linha de produtos – motosserra, cortador de grama, motocicletas, carros, etc.
Canais de entrega: Buscando novas formas de distribuir e interagir com os consumidores, criando um relacionamento inteligente e criativo.
Para se estruturar uma proposta de valor para o modelo de negócios, é necessário entender claramente as necessidades do cliente, observá-lo e entender quais são as tarefas que este cliente está tentando realizar:
Funcionais: vender, entregar, comprar
Sociais: definem como o cliente quer ser percebidos pelo seu mercado.
Emocionais: relacionam-se com o sentir-se bem, dar tranquilidade, segurança.
Na maior parte das vezes, as tarefas estão relacionadas com o contexto onde elas serão executadas. Assim, é de extrema importância para a inovação do modelo de negócios, observar o contexto onde o cliente está.
Para criar um novo modelo de negócio a empresa precisa mudar a sua maneira de pensar e aprender a trabalhar com a experimentação. Sair do pensamento de curto-prazo e migrar para pensamento de longo-prazo. Aprender a observar, ir a campo para entender melhor as mudanças nos hábitos de consumo do cliente, prototipar e testar continuamente as novas soluções.
Os resultados destas inovações no modelo de negócio podem levar algum tempo para serem obtidos. Mas quando o futuro é incerto e desconhecido, é no aprendizado contínuo que florescem as chances para inovar.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/foto-4.jpg300830Solange Mata Machadohttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngSolange Mata Machado2015-02-09 18:29:512015-02-09 18:29:51Modelo de Negócio: Como Inovar
Com o avanço da neurociência, temos aprofundado significativamente o entendimento a respeito do nosso cérebro. Mais recentemente, um grupo de pesquisadores descobriu que a inteligência é basicamente fruto da genética, mas o potencial criativo não. Somente 25% a 40% da nossa criatividade é herdada, o restante pode ser desenvolvido. Isso quer dizer que praticamente dois terços das competências que ajudam alguém a ser inovador, ainda chegam por meio do aprendizado, ou seja, o inovador pode desenvolvê-las.
Para desenvolvermos essas competências, o inovador precisa praticar para ganhar confiança em sua capacidade de criar. Se mudar minhas atitudes e comportamentos, posso me tornar inovador. O inovador possui uma competência cognitiva que se chama “pensamento associativo”. A associação ocorre quando o cérebro procura sintetizar e criar sentido para novas informações, buscando novos caminhos ou direções para as informações já conhecidas. Além da competência de associação, existem outras quatro competências que alimentam o poder associativo do nosso cérebro e consequentemente do inovador.
São as competências de descoberta:
Observar
Perguntar
Conectar
Experimentar
Elas permitem que o inovador aumente o seu estoque de idéias que irão se associar para criar novas idéias. É como se tivéssemos um jardim cheio de sementes esperando ser adubadas para germinar. As competências de descoberta são esse adubo que, a medida que é colocado no jardim, vai criando as condições necessárias para que novas sementes nasçam.
Inovador: Competências de Descoberta e a Inovação
Quem é o Inovador?
Inovador é aquela pessoa que quer ativamente mudar o “status quo”. O inovador consegue assumir conscientemente riscos inteligentes para que as mudanças aconteçam.
Steve Jobs queria deixar a sua marca no Universo. Já o Larry Page, co-fundador do Google, mencionou em várias ocasiões que estava dedicado a “mudar o mundo”. O inovador evita a armadilha cognitiva dos hábitos e têm uma grande propensão para mudar o “status quo”. Enquanto a maioria de nós simplesmente o aceita, pelo simples fato de ser mais cômodo e porque gostamos dos nossos hábitos.
Gostamos de rotinas e processos, pois eles minimizam a incerteza. Temos a cultura do “time que está ganhando não se mexe”. O inovador, ao contrário, acha que muitas coisas não funcionam. O inovador sae para o mundo em busca de soluções!
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/foto-5.jpg300830Solange Mata Machadohttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngSolange Mata Machado2015-02-09 14:39:232015-02-09 14:39:23Inovador: Posso Ser Um?
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00Solange Mata Machadohttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngSolange Mata Machado2015-01-27 00:04:362015-01-27 00:04:36TEDx NEI Soluções sobre como “fabricar” a criatividade
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00Solange Mata Machadohttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngSolange Mata Machado2015-01-14 19:59:512015-01-14 19:59:51Entrevista na HSM Expomanagement
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00Solange Mata Machadohttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngSolange Mata Machado2015-01-11 00:03:532015-01-11 00:03:53Conversas de Valor “Inovação nas Organizações”
Palestra Amcham Recife
Idea Driven organization
A IMAGINAR ajuda as empresa a capturar ideias de toda a organização focadas em áreas estratégias. Livro recentemente publicado foca exatamente na dificuldade das empresas em criarem mecanismos coerentes e relevantes para captar ideias dos colaboradores com foco. Acessem o link: http://api.ning.com/files/XnAxcylq3ijObaFLr9ywvYi8*z137ddVXh31f8tRw07EBe4rzTXZeaie5yXMU62XKr*s70JO1B08M2WDgxHDoYLR*XgGpuH1/incentivo_a_geracao_de_ideias_sistema_interno_de_sugestoes_de_alto_desempenho.pdf
IMAGINAR
O cérebro e a Inovação
Evolução do Cérebro
Milhões de anos atrás, de acordo com a teoria da evolução de Charles Darwin, os seres vivos sofreram mutações genéticas que foram repassadas para os seus descendentes. Cada nova geração teve a sua herança genética modificada pelas condições ambientais em que viveu. As estruturas genéticas que trouxeram vantagens evolutivas para o homem se reproduziram. E foi dentro dessa ordem evolutiva que o nosso cérebro se desenvolveu.
Teoria do Cérebro TrinoForam milhões de anos para o cérebro chegar à sua forma atual. Para entendermos o que aconteceu, visualizem o cérebro humano dividido em três “camadas”. No interior estão as mais primitivas, no exterior as mais recentes. Cada uma das três camadas do nosso cérebro teve origem e data de formação em momentos diferentes. Em cada uma delas, foram absorvidas características e estruturas que são responsáveis pela maneira de agir e de pensar do homem moderno.
Teoria do Cérebro Trino
O neurologista Dr. Paul Mclean, diretor do Laboratório da Evolução do Cérebro e do Comportamento de Poolesville, Maryland, divide o cérebro humano em três partes:
O nosso cérebro mais antigo, o reptiliano, comanda muitas de nossas atitudes. Arquivamos as informações e experiências pelas quais passamos segundo a ótica do nosso cérebro primitivo. Para quebrar este processo natural precisamos conscientemente fazer esta escolha.
Quando nos defrontamos com o “novo” e o “incerto”, são as reações do reptiliano que entram em ação. Brincadeira? Não! É a pura verdade! Se não nos policiarmos é exatamente isto que acontece! Fugimos de situações novas, pois elas são inseguras. E o nosso instinto de sobrevivência nos comanda a evitar situações como essa.
Na parte “inteligente/racional” do cérebro, é que surgem as diferenças. O poder de decisão está centrado nesta parte do cérebro. Podemos decidir pensar e buscar novas oportunidades ou não.
É neste momento, que precisamos assumir o controle e mudar o rumo da estória. Buscar olhar ao redor e enxergar as alternativas, caminhos inusitados, projetos inovadores, idéias diferenciadas. Ou seja, olhar a situação sob um novo ponto de vista, E a palavra mágica é a criatividade e a inovação.
Clique AQUI para mais sobre aTeoria do Cérebro Trino.
Co-criação e a Inovação
Inovação via Co-criação
As empresas estão cada vez mais conscientes da importância de inovar. Este esforço tem sido percebido na proliferação dos novos tipos de negócios que surgem no panorama organizacional. A inovação de produtos e serviços está mais presente, porém quando se pensa em criação de valor, outros tipos de inovação como a co-criação, surgem no radar.
Para acelerar os processos de criação, as empresas desenvolveram novos modelos para a colaboração aberta: a co-criação. Na co-criação, os consumidores estão assumindo o papel de inventores, desenvolvedores e em fontes de solução de problemas complexos. Os novos modelos de negócio através da co-criação enfrentam outros tipos de desafio como, por exemplo, coordenação e controle.
Ambientes colaborativos abertos são descentralizados e os colaboradores externos buscam outros tipos de motivações. Enquanto os participantes externos dos processos de co-criação são energizados pela motivação intrínseca, como a vontade de aprender e participar, os motivadores dos participantes internos são baseados em salários e bônus.
Por esta razão, os resultados obtidos na co-criação têm custo-oportunidade mais efetivo do que os obtidos pelos colaboradores internos. Para a co-criação ser funcional é preciso entender o desafio e saber quem vai liderar o projeto. O experimento de co-criação deve:
Importante que todos os stakeholders ganhem no processo co-criação e que o sistema cresça organicamente.
Existem vários casos bem sucedidos de modelos de negócio aberto no Brasil como o desenvolvimento do Fiat Mio – o carro conceito do futuro e o Hospital Moinho de Vento com a sua rede de médicos, enfermeiras, familiares e convênios para serviços inovadores de bem-estar e saúde. Também existem muitos exemplos de empresas que já atuam nestes novos modelos de co-criação como: Santander, Tecnisa, Pepsico, Vivo, Eletrolux, Natura, Imbev, Philips e outros.
As etapas para o desenvolvimento de um modelo de inovação aberta é feito através de experimentação e aprendizagem. E os seus resultados nem sempre respondem pela expectativa de retorno rápido. Pois, não existe uma fórmula mágica para sua implantação. Em cada fase do processo de implantação existe um aprendizado que conduz a uma nova fase de envolvimento e crescimento do projeto de co-criação.
Modelo de Negócio: Como Inovar
O Que é um Modelo de Negócio?
Atualmente, o tipo de inovação que mais cresce é a inovação de modelo de negócio. Esse tipo de inovação foca nas variáveis existentes em um negócio e propõe uma mudança no modelo de negócio.
Afinal o que é um modelo de negócio? Um modelo de negócio responde três perguntas fundamentais:
Definir uma proposta de valor diferenciada em um modelo de negócio nem sempre é fácil. A proposta de valor descreve os benefícios que os clientes podem esperar de determinados produtos e serviços. Um produto valoroso para o modelo de negócio despertará no consumidor os pensamentos: “eu quero”, “nada se compara” e “eu acredito”.
Além disto, no modelo de negócio, a interação entre os processos de entrega e de produção geram lucro para a empresa. Inovação de modelo de negócio gera valor e não novos produtos! Existem quatro dimensões principais para se inovar no modelo de negócio:
Para se estruturar uma proposta de valor para o modelo de negócios, é necessário entender claramente as necessidades do cliente, observá-lo e entender quais são as tarefas que este cliente está tentando realizar:
Na maior parte das vezes, as tarefas estão relacionadas com o contexto onde elas serão executadas. Assim, é de extrema importância para a inovação do modelo de negócios, observar o contexto onde o cliente está.
Para criar um novo modelo de negócio a empresa precisa mudar a sua maneira de pensar e aprender a trabalhar com a experimentação. Sair do pensamento de curto-prazo e migrar para pensamento de longo-prazo. Aprender a observar, ir a campo para entender melhor as mudanças nos hábitos de consumo do cliente, prototipar e testar continuamente as novas soluções.
Os resultados destas inovações no modelo de negócio podem levar algum tempo para serem obtidos. Mas quando o futuro é incerto e desconhecido, é no aprendizado contínuo que florescem as chances para inovar.
Inovador: Posso Ser Um?
O Inovador e a Criatividade
Com o avanço da neurociência, temos aprofundado significativamente o entendimento a respeito do nosso cérebro. Mais recentemente, um grupo de pesquisadores descobriu que a inteligência é basicamente fruto da genética, mas o potencial criativo não. Somente 25% a 40% da nossa criatividade é herdada, o restante pode ser desenvolvido. Isso quer dizer que praticamente dois terços das competências que ajudam alguém a ser inovador, ainda chegam por meio do aprendizado, ou seja, o inovador pode desenvolvê-las.
Para desenvolvermos essas competências, o inovador precisa praticar para ganhar confiança em sua capacidade de criar. Se mudar minhas atitudes e comportamentos, posso me tornar inovador. O inovador possui uma competência cognitiva que se chama “pensamento associativo”. A associação ocorre quando o cérebro procura sintetizar e criar sentido para novas informações, buscando novos caminhos ou direções para as informações já conhecidas. Além da competência de associação, existem outras quatro competências que alimentam o poder associativo do nosso cérebro e consequentemente do inovador.
São as competências de descoberta:
Elas permitem que o inovador aumente o seu estoque de idéias que irão se associar para criar novas idéias. É como se tivéssemos um jardim cheio de sementes esperando ser adubadas para germinar. As competências de descoberta são esse adubo que, a medida que é colocado no jardim, vai criando as condições necessárias para que novas sementes nasçam.
Inovador: Competências de Descoberta e a Inovação
Quem é o Inovador?
Inovador é aquela pessoa que quer ativamente mudar o “status quo”. O inovador consegue assumir conscientemente riscos inteligentes para que as mudanças aconteçam.
Steve Jobs queria deixar a sua marca no Universo. Já o Larry Page, co-fundador do Google, mencionou em várias ocasiões que estava dedicado a “mudar o mundo”. O inovador evita a armadilha cognitiva dos hábitos e têm uma grande propensão para mudar o “status quo”. Enquanto a maioria de nós simplesmente o aceita, pelo simples fato de ser mais cômodo e porque gostamos dos nossos hábitos.
Gostamos de rotinas e processos, pois eles minimizam a incerteza. Temos a cultura do “time que está ganhando não se mexe”. O inovador, ao contrário, acha que muitas coisas não funcionam. O inovador sae para o mundo em busca de soluções!
TEDx NEI Soluções sobre como “fabricar” a criatividade
Entrevista na HSM Expomanagement
Conversas de Valor “Inovação nas Organizações”