A Disney Research criou a primeira experiência com realidade aumentada sem necessidade de um óculos. Aproveitando a tecnologia da microsoft a Kinect as pessoas podem se enxergar em um espelho com outros personagens da Disney como o coelho, o pato Donald ou um elefante e sentirem e ouvirem tudo que eles fizerem. Esta nova experiência abre novas dimensões para a aplicação da realidade aumentada em novos campos e seu uso ilimitado. ( (Peter Diamandis Abundance Insider)
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-08-14 14:02:532017-08-14 14:02:53Disney criando novas experiências com a realidade aumentada
Um em cada quatro empregos conhecidos hoje deverá ser substituído softwares e robôs até 2025. Os robôs estão assumindo cada vez mais funções nos grandes escritórios de advocacia. O sistema ELI, sigla em inglês para Inteligência Legal Melhorada, é capaz não só de identificar e organizar processos, mas também de organizá-los, buscar jurisprudência e indicar os próximos passos para o advogado – tudo de forma autônoma.
O sistema inteligente ajuda na coleta de dados, geração e organização automatizada de documentos, execução de cálculos, formatação de petições e até na interpretação de decisões judiciais. Através do aprendizado de máquinas – o popular machine learning – o robô pode aprender de forma autônoma ao consumir um grande volume de dados e passar a identificar padrões extraindo informações importantes para tomadas de decisão ou identificação de situações específicas.
A mesma empresa que desenvolveu o robô ELI já trabalha com outros aplicativos para o mundo jurídico. O primeiro é uma assistente pessoal digital que busca informações judiciais de forma organizada – o advogado então ganha horas preciosas no seu dia que seriam necessárias para cadastrar processos no sistema e ainda passa a receber notificações sobre as atualizações do processo.
Os softwares de última geração além de analisar milhões de documentos em segundos, eles sugerem decisões a ser tomadas e alertam para qualquer mudança que possa afetar o caso. É o que o “robô” Ross desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, faz. Com base na tecnologia de computação cognitiva Watson, da IBM, o Ross já está “trabalhando” em alguns escritórios de advocacia dos Estados Unidos. Outro exemplo é o Luminance, criado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que promete acelerar o processo de auditoria em fusões e aquisições.
No Brasil temos alguns exemplos de empresas como a paulista Looplex, que padroniza e consegue diminuir para 5 minutos a criação de uma peça jurídica de dezenas de páginas que levaria de 2 a 3 horas. A Justto faz a intermediação de impasses — casos de defesa do consumidor, por exemplo — sem que tenham de passar pela Justiça. A baiana JusBrasil, primeira startup brasileira a receber investimento de fundos, conta com um banco de dados de processos na Justiça e seu site recebe mais de 20 milhões de visitas por mês.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-08-08 11:50:162017-08-08 11:50:16Robô advogado para acelerar a JUSTIÇA???
O sistema olfativo é o mais antigo e talvez o menos entendido sistema do nosso cérebro. O cheiro pode ter efeitos poderosos. Pode nos intrigar, nos amedrontar ou nos confortar. De todos os nossos sentidos é o que tem a menor conexão com os centros de memória.
Nem todas as pessoas podem sentir todos os odores. A falta de exposição precoce a certos odores, pode causar a perda permanente de reconhecê-los. Mas podemos treinar o nosso cérebro a cheirar melhor como fazem os perfumistas.
O cheiro é o responsável pelo nosso paladar. O que gostamos de comer é escolhido predominantemente pelo nosso olfato.
O olfato foi um dos grande catalisadores da evolução do homem. O sistema límbico, por exemplo, evoluiu predominantemente a partir da função de interpretar odores e emitir os hormônios pheromones responsáveis pelo envio das mensagens sociais e sexuais para os outros homens da raça humana. O nosso cérebro reconhece certos cheiros de nascença, principalmente àqueles relacionados a nossa sobrevivência – por exemplo – comidas estragadas.
Os odores obtidos pelas narinas é processado como uma informação eletroquímica e passada diretamente para o sistema límbico – amígdala – e depois enviado para o córtex. Os outros sentidos percorrem outros caminhos antes de chegarem até o sistema límbico.
Por esta razão, a conexão do cheiro é muito mais rápida e mais decisiva do que os outros sentidos. A reação emocional é quase automática e ela normalmente não passa pelos filtros do nosso córtex. Se voce está prestes a comer algo que pode estar estragado, o seu sistema límbico em frações de segundos move informações de sobrevivência anteriormente gravadas no seu sistema límbico/emocional e te faz rejeitar o alimento.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-08-06 14:16:252017-08-06 15:36:39O cheiro é mais rápido que outros sentidos…
Predix é um sistema operacional criado pela GE e a primeira plataforma do mundo para o desenvolvimento de aplicativos que integram e conectam ativos industriais, coletam e analisam dados e entregam soluções em tempo real para a otimização de suas operações. O resultado é um novo patamar de eficiência.
O sistema permite que as empresas desenvolvam, apliquem e operem aplicativos industriais baseados na nuve m de forma segura. Até 2020, a plataforma deve processar mais de um milhão de terabytes por dia.
A GE também fornece a experiência necessária para as empresas que querem entrar na era digital, mas não sabem por onde começar. Não importa o ramo de atuação, estamos preparados para solucionar os desafios da nova era digital.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-08-06 13:41:352017-08-06 13:41:35PREDIX – plataforma digital da GE
A Voith, grupo alemão fundado em 1867, que produz máquinas para os setores de energia, petróleo e gás, papel, extração de matérias-primas, transporte e automotivo está migrando para o mundo digital. Criou a Digital Solutions, que reúne suas operações de tecnologia da informação, automação, software e sensoriamento.
A Voith planeja investir € 100 milhões de euros nos próximos dois anos em produtos digitais e criar a plataforma plataforma merQbiz, primeiro mercado digital de papel reciclado dos Estados Unidos, criado em parceria com a Boston Consulting Group (BCG) Digital Ventures. O conceito Papermaking Next Level busca criar processos industriais mais inteligentes, rentáveis e sustentáveis em toda a cadeia do papel.
Outro exemplo é o sistema de monitoramento HyGuard Acoustic, que identifica possíveis falhas em máquinas a partir do som que elas fazem.O projeto está sendo realizado em parceria com um operador global de usinas hidrelétricas.
A Voith tem oferecido soluções de indústria 4.0, que combinam a automação com tecnologias como computação em nuvem, análise de dados, aprendizado de máquina e internet das coisas, inclusive no Brasil.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-08-06 13:30:282017-08-06 13:30:28Voith no mundo DIGITAL
A revista Frontiers in Human Neuroscience, do publicou pesquisa do Dr. Jerker Ronnberg, da Universidade de Linkoping (Suécia) sobre o uso do nosso cérebro quando estamos ocupados com algo que requer o uso da visão, nosso cérebro reduz a audição para tornar nossa tarefa principal mais fácil.
“O cérebro é realmente inteligente, e nos ajuda a concentrar no que precisamos fazer. Ao mesmo tempo, ele filtra as distrações que são irrelevantes para a tarefa. Mas o cérebro não consegue lidar com muitas tarefas: apenas um sentido em um momento consegue funcionar em seu máximo,” detalha o pesquisador.
Na pesquisa, os voluntários receberam uma tarefa visual, alguns deles em um ambiente calmo e outros com um ruído de fundo perturbador. Imagens de seus cérebros foram capturadas por um aparelho de ressonância magnética funcional (fMRI) enquanto eles faziam a tarefa. Os pesquisadores também avaliaram a função de memória de curto prazo dos alunos através de um teste de memória com cartas.
Os resultados mostram que a atividade cerebral no córtex auditivo continua sem qualquer problema, desde que tenhamos que lidar apenas com um som.Mas quando o cérebro recebe uma tarefa visual, como um exame escrito, a resposta dos nervos do córtex auditivo se reduz, e a audição torna-se debilitada. À medida que a dificuldade da tarefa aumenta, a resposta dos nervos ao som diminui ainda mais.
A conclusão é que uma elevada carga cognitiva sob a forma de uma tarefa visual compromete a resposta do cérebro ao som.
O Bilionário Norueguês, Kjell Inge Røkke (HeroX) contratou o maior watch do mundo para recolher e reutilizar o material plástico deixado nos oceanos. o Projeto prevue recolher e derreter 5 tons de plástico por dia. Além disso, este projeto proporcionará aos cientistas acesso aos laboratórios, dois heliportos e um veículo subaquático autônomo – tudo em um esforço para facilitar a exploração de regiões desconhecidas dos oceanos do mundo. Iniciativas como estas só são possíveis quando os interesses privados assumem esta responsabilidade.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-08-04 19:36:512017-08-04 19:36:51Limpando os oceanos dos resíduos de plásticos –
A empresa Norueguesa Yara Birkeland deverá lançar em 2018 o seu navio autônomo com capacidade de 1000 containers e um custo aproximado de $25 mi sem necessidade de combustível ou de tripulação. A expectativa é baratear em 90% os custos operacionais. Yara foi desenvolvido para ser 100% sustentável com zero emissão de gases e a empresa planeja eliminar 40 mil caminhões nas suas áreas de operações.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-08-04 19:23:002017-08-04 19:23:00Navios autônomos – Noruega em 2018
Confira o video abaixo sobre o crescimento para tecnologias publicado no blog do Peter Diamandis
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-08-04 19:14:092017-08-04 19:14:09China o grande gigante das start-ups
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-07-31 19:21:152017-07-31 19:21:15Antecipando o futuro – palestra STC da FDC
Uma equipe da Universidade Aberta da Catalunha (Espanha) fez uma meta-análise, com 116 estudos científicos, 22 dos quais analisaram as mudanças estruturais no cérebro e 100 das quais analisaram mudanças na funcionalidade cerebral e/ou no comportamento.
Jogar videogame pode mudar nosso comportamento, a forma como nossos cérebros funcionam e até mesmo sua estrutura. Eles afetam a atenção, como a atenção sustentada ou a atenção seletiva. As regiões cerebrais envolvidas na atenção também se tornam mais eficientes nos jogadores e exigem menos ativação para manter a atenção em tarefas mais exigentes.
Há evidências de que os videogames podem aumentar o tamanho e a eficiência das regiões cerebrais relacionadas às habilidades visuoespaciais. Por exemplo, o hipocampo direito mostrou-se ampliado entre os gamers e voluntários que seguiram um programa de treinamento em videogames de longo prazo.
Por outro lado, os videojogos também podem ser viciantes. Os pesquisadores encontraram mudanças funcionais e estruturais no sistema neural de recompensas das pessoas viciados em jogos. Essas mudanças neurais são basicamente as mesmas observadas em outros transtornos de vícios.
“É provável que os videojogos tenham tanto efeitos positivos (na atenção e habilidades visuais e motoras) quanto aspectos negativos (risco de dependência), e é essencial que assimilemos essa complexidade.”
Os resultados da meta-análise foram publicados na revista Frontiers in Human Neuroscience.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-07-28 19:14:232017-07-28 19:14:23Videogame melhora ou não capacidade cerebral???
André Maia Chagas, brasileiro, atualmente na Universidade de Tubingen, na Alemanha, acaba de apresentar o “FlyPi” – um sistema de imageamento e microscopia de baixo custo com capacidade suficiente para ser usado em pesquisas científicas, em neurociências e no treinamento de pesquisadores ou no ensino.
O “FlyPi”, que pode ser montado a partir de €100, consegue executar vários protocolos padrão de laboratório, incluindo microscopia de luz e fluorescência, optogenética, termogenética e estudos comportamentais em animais pequenos, como moscas da fruta, larvas de peixe zebra ou vermes C. Elegans.
O projeto é baseado em uma estrutura impressa em 3D que recebe um microcomputador Raspberry Pi, uma câmera, LEDs para iluminação e lentes simples, bem como um circuito de controle óptico e térmico baseado no Arduino, outro microcontrolador de código aberto.
Juntos, esses componentes custam menos de 100 euros e podem ser modificados de acordo com os objetivos do laboratório. O grupo envolvido no desenvolvimento do FlyPi já ministrou cursos de impressão 3D, programação e montagem de equipamentos de laboratório do tipo faça você mesmo em universidades do Quênia, Uganda, Gana, Nigéria, África do Sul, Sudão e Tanzânia.
Todo o projeto do FlyPi pode ser encontrado no endereço https://open-labware.net/projects/flypi/.
https://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.png00solangehttps://imaginarsolutions.com.br/wp-content/uploads/2015/02/logo-wide.pngsolange2017-07-28 18:24:222017-07-28 18:24:22FlyPi – brasileiro democratizando a ciência
Disney criando novas experiências com a realidade aumentada
A Disney Research criou a primeira experiência com realidade aumentada sem necessidade de um óculos. Aproveitando a tecnologia da microsoft a Kinect as pessoas podem se enxergar em um espelho com outros personagens da Disney como o coelho, o pato Donald ou um elefante e sentirem e ouvirem tudo que eles fizerem. Esta nova experiência abre novas dimensões para a aplicação da realidade aumentada em novos campos e seu uso ilimitado. ( (Peter Diamandis Abundance Insider)
Robô advogado para acelerar a JUSTIÇA???
Um em cada quatro empregos conhecidos hoje deverá ser substituído softwares e robôs até 2025. Os robôs estão assumindo cada vez mais funções nos grandes escritórios de advocacia. O sistema ELI, sigla em inglês para Inteligência Legal Melhorada, é capaz não só de identificar e organizar processos, mas também de organizá-los, buscar jurisprudência e indicar os próximos passos para o advogado – tudo de forma autônoma.
O sistema inteligente ajuda na coleta de dados, geração e organização automatizada de documentos, execução de cálculos, formatação de petições e até na interpretação de decisões judiciais. Através do aprendizado de máquinas – o popular machine learning – o robô pode aprender de forma autônoma ao consumir um grande volume de dados e passar a identificar padrões extraindo informações importantes para tomadas de decisão ou identificação de situações específicas.
A mesma empresa que desenvolveu o robô ELI já trabalha com outros aplicativos para o mundo jurídico. O primeiro é uma assistente pessoal digital que busca informações judiciais de forma organizada – o advogado então ganha horas preciosas no seu dia que seriam necessárias para cadastrar processos no sistema e ainda passa a receber notificações sobre as atualizações do processo.
Os softwares de última geração além de analisar milhões de documentos em segundos, eles sugerem decisões a ser tomadas e alertam para qualquer mudança que possa afetar o caso. É o que o “robô” Ross desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, faz. Com base na tecnologia de computação cognitiva Watson, da IBM, o Ross já está “trabalhando” em alguns escritórios de advocacia dos Estados Unidos. Outro exemplo é o Luminance, criado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que promete acelerar o processo de auditoria em fusões e aquisições.
No Brasil temos alguns exemplos de empresas como a paulista Looplex, que padroniza e consegue diminuir para 5 minutos a criação de uma peça jurídica de dezenas de páginas que levaria de 2 a 3 horas. A Justto faz a intermediação de impasses — casos de defesa do consumidor, por exemplo — sem que tenham de passar pela Justiça. A baiana JusBrasil, primeira startup brasileira a receber investimento de fundos, conta com um banco de dados de processos na Justiça e seu site recebe mais de 20 milhões de visitas por mês.
O cheiro é mais rápido que outros sentidos…
O sistema olfativo é o mais antigo e talvez o menos entendido sistema do nosso cérebro. O cheiro pode ter efeitos poderosos. Pode nos intrigar, nos amedrontar ou nos confortar. De todos os nossos sentidos é o que tem a menor conexão com os centros de memória.
Nem todas as pessoas podem sentir todos os odores. A falta de exposição precoce a certos odores, pode causar a perda permanente de reconhecê-los. Mas podemos treinar o nosso cérebro a cheirar melhor como fazem os perfumistas.
O cheiro é o responsável pelo nosso paladar. O que gostamos de comer é escolhido predominantemente pelo nosso olfato.
O olfato foi um dos grande catalisadores da evolução do homem. O sistema límbico, por exemplo, evoluiu predominantemente a partir da função de interpretar odores e emitir os hormônios pheromones responsáveis pelo envio das mensagens sociais e sexuais para os outros homens da raça humana. O nosso cérebro reconhece certos cheiros de nascença, principalmente àqueles relacionados a nossa sobrevivência – por exemplo – comidas estragadas.
Os odores obtidos pelas narinas é processado como uma informação eletroquímica e passada diretamente para o sistema límbico – amígdala – e depois enviado para o córtex. Os outros sentidos percorrem outros caminhos antes de chegarem até o sistema límbico.
Por esta razão, a conexão do cheiro é muito mais rápida e mais decisiva do que os outros sentidos. A reação emocional é quase automática e ela normalmente não passa pelos filtros do nosso córtex. Se voce está prestes a comer algo que pode estar estragado, o seu sistema límbico em frações de segundos move informações de sobrevivência anteriormente gravadas no seu sistema límbico/emocional e te faz rejeitar o alimento.
PREDIX – plataforma digital da GE
Predix é um sistema operacional criado pela GE e a primeira plataforma do mundo para o desenvolvimento de aplicativos que integram e conectam ativos industriais, coletam e analisam dados e entregam soluções em tempo real para a otimização de suas operações. O resultado é um novo patamar de eficiência.
O sistema permite que as empresas desenvolvam, apliquem e operem aplicativos industriais baseados na nuve
m de forma segura. Até 2020, a plataforma deve processar mais de um milhão de terabytes por dia.
A GE também fornece a experiência necessária para as empresas que querem entrar na era digital, mas não sabem por onde começar. Não importa o ramo de atuação, estamos preparados para solucionar os desafios da nova era digital.
Voith no mundo DIGITAL
A Voith, grupo alemão fundado em 1867, que produz máquinas para os setores de energia, petróleo e gás, papel, extração de matérias-primas, transporte e automotivo está migrando para o mundo digital. Criou a Digital Solutions, que reúne suas operações de tecnologia da informação, automação, software e sensoriamento.
A Voith planeja investir € 100 milhões de euros nos próximos dois anos em produtos digitais e criar a plataforma plataforma merQbiz, primeiro mercado digital de papel reciclado dos Estados Unidos, criado em parceria com a Boston Consulting Group (BCG) Digital Ventures. O conceito Papermaking Next Level busca criar processos industriais mais inteligentes, rentáveis e sustentáveis em toda a cadeia do papel.
Outro exemplo é o sistema de monitoramento HyGuard Acoustic, que identifica possíveis falhas em máquinas a partir do som que elas fazem.O projeto está sendo realizado em parceria com um operador global de usinas hidrelétricas.
A Voith tem oferecido soluções de indústria 4.0, que combinam a automação com tecnologias como computação em nuvem, análise de dados, aprendizado de máquina e internet das coisas, inclusive no Brasil.
http://voith.com/en/markets-industries/industries/paper-217.html
Cérebro multitarefas… será?
A revista Frontiers in Human Neuroscience, do publicou pesquisa do Dr. Jerker Ronnberg, da Universidade de Linkoping (Suécia) sobre o uso do nosso cérebro quando estamos ocupados com algo que requer o uso da visão, nosso cérebro reduz a audição para tornar nossa tarefa principal mais fácil.
“O cérebro é realmente inteligente, e nos ajuda a concentrar no que precisamos fazer. Ao mesmo tempo, ele filtra as distrações que são irrelevantes para a tarefa. Mas o cérebro não consegue lidar com muitas tarefas: apenas um sentido em um momento consegue funcionar em seu máximo,” detalha o pesquisador.
Na pesquisa, os voluntários receberam uma tarefa visual, alguns deles em um ambiente calmo e outros com um ruído de fundo perturbador. Imagens de seus cérebros foram capturadas por um aparelho de ressonância magnética funcional (fMRI) enquanto eles faziam a tarefa. Os pesquisadores também avaliaram a função de memória de curto prazo dos alunos através de um teste de memória com cartas.
Os resultados mostram que a atividade cerebral no córtex auditivo continua sem qualquer problema, desde que tenhamos que lidar apenas com um som.Mas quando o cérebro recebe uma tarefa visual, como um exame escrito, a resposta dos nervos do córtex auditivo se reduz, e a audição torna-se debilitada. À medida que a dificuldade da tarefa aumenta, a resposta dos nervos ao som diminui ainda mais.
A conclusão é que uma elevada carga cognitiva sob a forma de uma tarefa visual compromete a resposta do cérebro ao som.
Limpando os oceanos dos resíduos de plásticos –
O Bilionário Norueguês, Kjell Inge Røkke (HeroX) contratou o maior watch do mundo para recolher e reutilizar o material plástico deixado nos oceanos. o Projeto prevue recolher e derreter 5 tons de plástico por dia. Além disso, este projeto proporcionará aos cientistas acesso aos laboratórios, dois heliportos e um veículo subaquático autônomo – tudo em um esforço para facilitar a exploração de regiões desconhecidas dos oceanos do mundo. Iniciativas como estas só são possíveis quando os interesses privados assumem esta responsabilidade.
Navios autônomos – Noruega em 2018
A empresa Norueguesa Yara Birkeland deverá lançar em 2018 o seu navio autônomo com capacidade de 1000 containers e um custo aproximado de $25 mi sem necessidade de combustível ou de tripulação. A expectativa é baratear em 90% os custos operacionais. Yara foi desenvolvido para ser 100% sustentável com zero emissão de gases e a empresa planeja eliminar 40 mil caminhões nas suas áreas de operações.
China o grande gigante das start-ups
Confira o video abaixo sobre o crescimento para tecnologias publicado no blog do Peter Diamandis
Antecipando o futuro – palestra STC da FDC
Videogame melhora ou não capacidade cerebral???
Uma equipe da Universidade Aberta da Catalunha (Espanha) fez uma meta-análise, com 116 estudos científicos, 22 dos quais analisaram as mudanças estruturais no cérebro e 100 das quais analisaram mudanças na funcionalidade cerebral e/ou no comportamento.
Jogar videogame pode mudar nosso comportamento, a forma como nossos cérebros funcionam e até mesmo sua estrutura. Eles afetam a atenção, como a atenção sustentada ou a atenção seletiva. As regiões cerebrais envolvidas na atenção também se tornam mais eficientes nos jogadores e exigem menos ativação para manter a atenção em tarefas mais exigentes.
Há evidências de que os videogames podem aumentar o tamanho e a eficiência das regiões cerebrais relacionadas às habilidades visuoespaciais. Por exemplo, o hipocampo direito mostrou-se ampliado entre os gamers e voluntários que seguiram um programa de treinamento em videogames de longo prazo.
Por outro lado, os videojogos também podem ser viciantes. Os pesquisadores encontraram mudanças funcionais e estruturais no sistema neural de recompensas das pessoas viciados em jogos. Essas mudanças neurais são basicamente as mesmas observadas em outros transtornos de vícios.
“É provável que os videojogos tenham tanto efeitos positivos (na atenção e habilidades visuais e motoras) quanto aspectos negativos (risco de dependência), e é essencial que assimilemos essa complexidade.”
Os resultados da meta-análise foram publicados na revista Frontiers in Human Neuroscience.
FlyPi – brasileiro democratizando a ciência
André Maia Chagas, brasileiro, atualmente na Universidade de Tubingen, na Alemanha, acaba de apresentar o “FlyPi” – um sistema de imageamento e microscopia de baixo custo com capacidade suficiente para ser usado em pesquisas científicas, em neurociências e no treinamento de pesquisadores ou no ensino.
O “FlyPi”, que pode ser montado a partir de €100, consegue executar vários protocolos padrão de laboratório, incluindo microscopia de luz e fluorescência, optogenética, termogenética e estudos comportamentais em animais pequenos, como moscas da fruta, larvas de peixe zebra ou vermes C. Elegans.
O projeto é baseado em uma estrutura impressa em 3D que recebe um microcomputador Raspberry Pi, uma câmera, LEDs para iluminação e lentes simples, bem como um circuito de controle óptico e térmico baseado no Arduino, outro microcontrolador de código aberto.
Juntos, esses componentes custam menos de 100 euros e podem ser modificados de acordo com os objetivos do laboratório. O grupo envolvido no desenvolvimento do FlyPi já ministrou cursos de impressão 3D, programação e montagem de equipamentos de laboratório do tipo faça você mesmo em universidades do Quênia, Uganda, Gana, Nigéria, África do Sul, Sudão e Tanzânia.
Todo o projeto do FlyPi pode ser encontrado no endereço https://open-labware.net/projects/flypi/.