Modelo de Negócio: Como Inovar

O Que é um Modelo de Negócio?

Atualmente, o tipo de inovação que mais cresce é a inovação de modelo de negócio. Esse tipo de inovação foca nas variáveis existentes em um negócio e propõe uma mudança no modelo de negócio.

Afinal o que é um modelo de negócio? Um modelo de negócio responde três perguntas fundamentais:

  • Quem é o seu cliente?
  • Qual a proposta de valor que a empresa entrega para o cliente?
  • Quais são os processos e recursos para entregar a proposta de valor?

Definir uma proposta de valor diferenciada em um modelo de negócio nem sempre é fácil.  A proposta de valor descreve os benefícios que os clientes podem esperar de determinados produtos e serviços.  Um produto valoroso para o modelo de negócio despertará no consumidor os pensamentos: “eu quero”, “nada se compara” e “eu acredito”.

Além disto, no modelo de negócio, a interação entre os processos de entrega e de produção geram lucro para a empresa. Inovação de modelo de negócio gera valor e não novos produtos! Existem quatro dimensões principais para se inovar no modelo de negócio:

  • Oferta: São os produtos e serviços inovadores que levam valor para os consumidores. O iPod, iPad e o iTunes são exemplos de produtos inovadores.
  • Consumidores: Encontrando novos segmentos de mercado ou redefinindo as interações existentes em cada ponto de contato para criar novas formas de receitas. A gama de serviços criada para atender ao segmento de baixa renda é um exemplo.
  • Processos: Criação de novas linhas de produtos e serviços utilizando as competências centrais da empresa, como a Honda fez com a sua linha de produtos – motosserra, cortador de grama, motocicletas, carros, etc.
  • Canais de entrega: Buscando novas formas de distribuir e interagir com os consumidores, criando um relacionamento inteligente e criativo.

Para se estruturar uma proposta de valor para o modelo de negócios, é necessário entender claramente as necessidades do cliente,  observá-lo e entender quais são as tarefas que este cliente está tentando realizar:

  • Funcionais: vender, entregar, comprar
  • Sociais: definem como o cliente quer ser percebidos pelo seu mercado.
  • Emocionais: relacionam-se com o sentir-se bem, dar tranquilidade, segurança.

Na maior parte das vezes, as tarefas estão relacionadas com o contexto onde elas serão executadas. Assim, é de extrema importância para a inovação do modelo de negócios, observar o contexto onde o cliente está.

Para criar um novo modelo de negócio a empresa precisa mudar a sua maneira de pensar e aprender a trabalhar com a experimentação. Sair do pensamento de curto-prazo e migrar para pensamento de longo-prazo. Aprender a observar, ir a campo para entender melhor as mudanças nos hábitos de consumo do cliente, prototipar e testar continuamente as novas soluções.

Os resultados destas inovações no modelo de negócio podem levar algum tempo para serem obtidos. Mas quando o futuro é incerto e desconhecido, é no aprendizado contínuo que florescem as chances para inovar.

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