IMAGINAR NEWSLETTER: Estresse x Inovação
Segundo a Associação Americana de Psicologia (AAP) existem três tipos de estresse – estresse AGUDO, estresse AGUDO EPISÓDICO e estresse CRÔNICO.
O verdadeiro perigo é o estresse CRÔNICO. Quando as pessoas reclamam que se sentem cansada, indispostas, dormindo mal, dores de cabeça frequentes, impulsos recorrentes para o cigarro, a bebida, a comida… o que elas estão dizendo é que sofrem de estresse crônico.
O estresse crônico causa atrofia da amígdala (medo) e do hipocampo (memória), o que prejudica a memória e desregula o seu sistema emocional. Emocionalmente percebemos o mundo como um GRANDE PROBLEMA.
De repente, coisas menores parecem estressantes.
Nossos “nervos se esgotam”.
E o estresse crônico É SÉRIO. Ele pode te levar ao BURNOUT!!!
De acordo com a Organização Mundial da Saúde e Classificação Internacional de Doenças (CID-11), Burnout é definido como:
Uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. É caracterizada por sentimentos de esgotamento ou exaustão de energia, aumento da distância mental do trabalho ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho e redução da eficácia profissional.
Isso soa familiar?
Muitos de nossos clientes empreendedores de alto desempenho têm. Isso é certeza.
Burnout é o oposto de INOVAÇÃO e de FLOW.
Linhas planas de desempenho. Tudo é uma bagunça. Foco é quase impossível. Muitas vezes, ele se aproxima de nós de uma maneira desavisada. Podemos não estar totalmente conscientes de que estamos prestes a bater em uma parede. A perder o chão!!! O problema é que, depois de batermos naquela parede, não há como voltar atrás.
Após o esgotamento, você não pode simplesmente retornar à sua antiga maneira de trabalhar.Se você fizer isso, você vai bater de volta naquela parede. A verdadeira chave é evitar preventivamente o esgotamento para que ele não se aproxime de você e o pegue desprevenido.
Aqui estão algumas dicas rápidas que você pode implantar imediatamente para ajudar a reduzir e evitar o esgotamento:
1 – Leve a sério a recuperação:
Por recuperação – queremos dizer recuperação ativa. Fazer coisas que vão acelerar seu retorno à linha de base. Leve a recuperação tão a sério quanto você leva seu trabalho. Isso significa adicioná-lo à sua lista de tarefas, colocá-lo em seu calendário, garantir que isso aconteça.
Envolver-se em atividades curtas e intencionais de estresse agudo pode ser realmente eficaz para reduzir o estresse crônico. Um treino intenso. Um banho de gelado. Massagem profunda. Esses tipos de atividades atenuam o estresse crônico, mesmo sendo uma forma de estresse agudo.
PORTANTO, para combater o estresse crônico, lembre-se de promover picos de estresse agudo.Vai ajudar!!!
No entanto… se você já está enfrentando outro estressor agudo, como uma noite mal dormida ou o comprometimento do sistema imunológico devido a um resfriado, vá com calma…
Alguns protocolos que nossos clientes gostam são banhos de gelo, rolamento de espuma, massagem, saunas, ioga, imersão na natureza. Você entendeu a ideia???!!!
Além disso, a pesquisa feita pelo cardiologista de Harvard Herb Benson descobriu que os estados de fluxo realmente acontecem como apenas um estágio em um ciclo fisiológico de quatro estágios.
A fase final desse ciclo? Uma fase de recuperação.
O fluxo é um estado neuroquimicamente caro e você precisa se recuperar no back-end de um estado de fluxo profundo para evitar ser frito.
2-Torne sua vida binária:
Isso significa viver uma vida onde você está sempre totalmente ligado ou totalmente desligado. A qualquer momento, você deve estar trabalhando o mais intensa e produtivamente possível ou deve estar se recuperando o mais profundamente possível. Qualquer coisa no meio é o que chamamos de zona cinzenta. Que a terra de ninguém onde não estamos totalmente focados ou nos recuperando ou até mesmo nos divertindo. Faça o seu melhor para eliminar essa zona cinza para que você esteja totalmente focado no fluxo ou desconectado e totalmente desligado.
Ninguém olha para trás na vida e deseja passar mais tempo metade verificando o Instagram e metade respondendo a e-mails.
3-Certifique-se de que seu dia tenha uma “definição de feito”:
Uma pesquisa feita pela psicóloga social de Stanford, Dra. Christina Maslach, descobriu que quando não temos clareza do que é sucesso, ou realizado ou “recompensa insuficiente” temos o mesmo esgotamento que teríamos quanto temos excesso de trabalho.
Sem uma definição clara do que faz do seu dia um sucesso, você nunca pode declarar vitória.
É super importante saber exatamente como é um sucesso, ou feito!!!
Caso contrário, você nunca terá uma sensação de recompensa – pequenos ganhos diários – e a vida parecerá uma labuta interminável em direção a um ponto final indefinido e fora de vista.
Se isso soa como uma receita para o burnout, é porque é!
4 – A respiração de bem estar – COERÊNCIA CARDíACA
A ciência já sabe que é pela respiração que retornamos ao equilíbrio.
Precisa respirar intencionalmente durante o dai e principalmente antes de dormir.
Respire fundo, pause, expire pelo nariz, pause. Tempos iguais. Recomeçe ritmo pausado e tranquilo. Os alvéolos nos pulmões se abrirão, aumentando a oxigenação e ativando o ramo parassimpático do sistema nervoso. Criando coerência cardíaca. Coerência é cadência. Equilibrar os dois braços do sistema nervoso autonômico: Parassimpático e Simpático.
Na figura a curva vermelha mostra a incoerência do nosso sistema nervoso. Isto é estresse. O lado direito – a curva verde – é quando estamos coerentes. Que é o bem-estar. No estado de coerência, atingimos o estado de FLOW, ou cognição máxima para resolver os desafios complexos e INOVAR
Quer conhecer mais sobre coerência cardíaca e como treinar a sua equipe de inovação? Entre em contato com a IMAGINAR SOLUTIONS. Há 3 anos treinando equipes para FLOW e INOVAÇÃO. Entre em contato: solange3001@imaginarsolutions.com.br