IMAGINAR NEWSLETTER: Pessoas estressadas inovam?
Pessoas estressadas perdem a capacidade cognitiva de INOVAR!!!!
Verdade ou mentira????
O impacto do ESTRESSE CRÔNICO nas pessoas e como ele se reflete nas organizações está cada dia mais ÓBVIO. O LinkedIn fez uma pesquisa em 2019, e revelou que quase metade dos brasileiros entrevistados sofre atualmente com o estresse no ambiente de trabalho.
Então vamos mergulhar …
Estresse CRÔNICO? Quando as pessoas reclamam que se sentem cansada, indispostas, dormindo mal, dores de cabeça frequentes, impulsos recorrentes para o cigarro, a bebida, a comida… o que elas estão dizendo é que sofrem de estresse crônico.
O estresse crônico aumenta a influencia do sistema límbico – nosso controlador emocional – prejudicando a memória e desregulando o sistema emocional. Ficamos mais reativos e impulsivos. Emocionalmente percebemos o mundo como um GRANDE PROBLEMA.
Nos sentimos impacientes, cansados e facilmente agitados.
O estresse fisiologicamente é o ADVERSÁRIO da INOVAÇÃO. Quando em estado de estresse, o seu corpo se prepara para fugir ou atacar (flight ou fight). Não há energia – fluxo sangüíneo ou oxigênio para pensar!!! PORTANTO, não há espaço nem criar e nem para antecipar novos caminhos para gerar INOVAÇÃO.
CRIAMOS inovação quando estamos em estado de CALMA e ATENÇÃO FOCADA, que são os estados conhecidos como de coerência cardíaca ou de FLOW.
Então, como você combate o estresse crônico para ficar calmo e alerta e entrar em COERÊNCIA?
As pesquisas realizadas pelo Instituto HeartMath – instituto pioneiro no mundo no nas pesquisas neurocientíficas – têm trazido informações e metodologias importantes para o controle do estresse e o aprendizado da auto-regulação emocional. Quando o sistema nervoso autônomo está sendo acelerado pelo sistema simpático estamos em INCOERÊNCIA cardíaca. Neste estado, nos sentimos confusos, ansiosos, irritados e com dificuldade de tomar decisões. Por outro lado, quando balanceamos o nosso sistema nervoso ativando o parassimpático, entramos em COERÊNCIA cardíaca. Nestes estados sentimos mais seguros, mais confiantes e com plena capacidade de tomar decisões por mais difíceis que elas possam parecer.
Nesta última semana – 18 DE OUTUBRO – trabalhando com um grupo de executivos em um programa de MBA da Fundação Dom Cabral – na trilha de Inovação e Start-up Thinking – fiz um experimento de INOVAÇÃO que chocou a todos os participantes e a mim mesma também.
Fizemos um mapeamento fictício com 20 perguntas fechadas cujas respostas eram SIM ou NÃO sobre um protótipo de um device para a saúde que tive o privilégio de ter acesso no Vale do Silício em março de 2020. Com o mapeamento das 20 perguntas o grupo foi dividido em 6 grupos de 5 pessoas cada. Cada grupo teria 20 minutos para conceber um conceito para este device.
Mapeamento das 20 perguntas: 1 – É algo químico? Não; 2 – Implantável? Não; 3- Pode ser usado em qualquer fase da vida? SIM; 4 – Uso o estímulo elétrico? SIM; 5 – É líquido? Não; 6 – Tem tecnologia? SIM; 7 – Usado independente do usuário? NÃO; 8- Tem vida útil? SIM; 9- Cura doença? SIM; 10- É revolucionário? SIM; 11- Similaridade ECP? NÃO; 12- Uso individual sozinho? SIM; 13- Aprovado FDA? NÃO; 14- Requer disciplina do usuário? SIM; 15 – Usado direto no coração? NÃO; 16- Individualizado? SIM; 17- Indicado para uma única doença? NÃO; 18 – Existe no mercado? NÃO; 19- requer esforço físico? NÃO; 20- É recarregável? NÃO
Um dos grupos – GRUPO 6 – passou por uma prática de coerência cardíaca (5 min), separadamente dos outros grupos. Objetivo do experimento: verificar se a prática de coerência – QUICK COHERENCE – do Instituto HeartMath – transformaria a cognição do grupo.
Hipótese do experimento: o equilíbrio mental aumenta INOVAÇÃO
Vejam os resultados dos conceitos do 6 grupos e CONCLUAM por sim mesmos o que aconteceu.
Grupo 1 – Dispositivo usado perto do coração para ativar coerência cardíaca
Grupo 2 – Dispositivo para diagnóstico para detectar incoerência cardíaca
Grupo 3 – Adesivo usado para verificar sinais elétricos que identificam coerência cardíaca em conjunto com lifestyle
Grupo 4 – Sensor para estímulos neurológicos que indica recomendações para equilíbrio homeopático (coerência)
Grupo 5 – Lente de contato com sensor para identificar equilíbrio homeostático (coerência)
Grupo 6 – Device acolchoado usado diariamente ao redor do pescoço com áudio que aciona imagens e emoções do inconsciente para criação de novos caminhos neurais.
INTERESSANTE!!! 5 minutos de prática e uma mudança COGNITIVA diferenciada…..comparada com os outros grupos!!!
Quer conhecer mais sobre coerência cardíaca para inovação???
Veja o programa INNER abaixo:
INNER : treinando seu cérebro com o INNER O INNER é um programa criado pela IMAGINAR SOLUTIONS para diminuir o estresse e obter PEAK PERFORMANCE. São 8 semanas de treinamento ONLINE usando sensores para te ajudar a entrar em coerência para aumentar capacidade cognitiva e equilíbrio emocional.
Entre em contato para conhecer e experimentar este programa que irá mudar a sua forma de PENSAR e SENTIR.
www.Imaginar Solutions.com.br ou LinkedIn Solange Mata Machado