IMAGINAR NEWSLETTER: STARBUCKS PICKUP!! Inovação na veia!!


Nos últimos 5 anos que venho trabalhando com grandes empresas nacionais e internacionais a STARBUCKS sempre foi referência na sua profundas transformações recriando continuamente seu modelos de negócio.

Dois dias atrás, o  CEO e presidente da empresa, Kevin Johnson, enviou à Security Exchange Commission – SEC documento com 5 folhas direcionado a todos os seus acionistas,  que a Starbucks fechará até 400 lojas operadas pela empresa nos próximos 18 meses.

Neste documento, o seu presidente ressalta que  a empresa fecha periodicamente cerca de 100 lojas nas Américas todos os anos, principalmente por causa de vencimentos de leasing e outras circunstâncias.

Esta decisão reflete um processo INOVADOR de mudança de modelo de negócio. Ou seja, a empresa está se reinventando e lançando as bases para uma “fase de transformação” que introduzirá um novo formato de loja conhecido como “Starbucks Pickup”.


A Starbucks Pickup atende clientes que preferem fazer pedidos antecipados e pagar através do aplicativo móvel Starbucks para retirada, ou àqueles que desejam que sua Starbucks seja entregue ao fazer um pedido pelo Uber Eats“.

A empresa acredita que esta transformação irá incrementar a experiência do cliente especialmente nos grandes centros e implicará em crescimento de longo-prazo para a empresa.   Criando um ruptura no conceito criado pelo seu fundador Howard Schultz que acreditava que as lojas Starbucks eram “terceiro lugar” de escolha dos seus consumidores.

O conceito de loja no formato tradicional está se desmaterializando… O “terceiro lugar”será simbólico e não mais literal!!

Isto tudo por causa da pandemia????

Lógico que não!!!

Antecipar mudanças de hábitos dos consumidores é atualmente a principal etapa do processo de inovação. Ela permite que as empresas antecipem mudanças e testem novos modelos de negócio. Na Starbucks foi exatamente isto que aconteceu.

Mesmo antes da pandemia acontecer os dados coletados pela empresa mostravam que nos últimos dois anos 80% das transações dentro das lojas operadas pela empresa eram “to go” (retiradas)

Como isto acontecia?

O wi-fi gratuito dentro das lojas permitiu que a empresa coletasse dados que simulavam a mudança de comportamento dos seus consumidores. Com o advento do Coronavirus, a transformação acelerou. Simples, agora era colocar em prática o que já vinha sendo testado nos últimos anos.

O importante desta história de INOVAÇÃO é que antecipação em um mundo VUCA é fundamental para sobreviver.

3 dicas importantes para qualquer negócio que precisa se reinventar. Serão muitos!!!

  1. Quais as mudanças no comportamento do meu consumidor percebi nestes dois a 3 últimos anos? E depois da pandemia? O que mudou?
  2. É possível criar novas experiências para o meu consumidor? Tornando-as fáceis, acessíveis e convenientes?
  3. Qual o MINDSET da minha empresa? Ele  ajuda ou limita a perceber mudanças

A IMAGINAR SOLUTIONS é uma empresa que trabalha há mais de 20 anos na área de inovação ajudando as empresas a se reinventarem. Mudando o MINDSET da sua liderança para que nova oportunidades de negócio possam ser antecipadas e testadas continuamente.