IMAGINAR NEWSLETTER: Decisão (2) e Inovação

Na matriz  o ABCD da decisão, publicada em Junho de 2017 da McKinsey – Untangling your organization’s decision making vamos explorar o C – Cross cutting decisions.

Muito mais frequentes do que as grandes decisões (Big Decisions) que mudam profundamente o negócio ou a natureza do negócio– estas sao decisões relacionadas aos processos de planejamento de preços, vendas e operações ou lançamentos de novos produtos – que exigem informações de várias áreas da empresa. Esforços colaborativos como esses não são, na verdade, decisões pontuais, mas compreendem uma série de decisões tomadas ao longo do tempo por diferentes grupos como parte de um processo de ponta a ponta.

O desafio não são as decisões em si, mas os silos funcionais existentes na empresa. É preciso concentrar na formação dos times – SQUADS de colaboração e coordenação para aumentar o entendimento da situação, ter agilidade, ampliar criatividade e portanto aumentar a capacidade de trazer soluções inovadoras.

No artigo da McKinsey a exemplificação deste caso torna mais fácil a compreensão deste desafio.

Um fundo de pensão global se viu em uma grande crise de caixa devido à tomada de decisão descoordenada e transparência limitada em suas várias unidades de negócios. Uma tempestade perfeita eclodiu quando as decisões de diferentes unidades de negócios aumentaram simultaneamente a demanda por dinheiro e reduziram sua oferta. Em contraste, uma empresa de especialidades químicas  abriu a participação de cada um de seus seis comitês de governança para todos os líderes seniores pudessem decidir. Todos os participantes sentiram que tinham o direito (e a necessidade) de opinar sobre tudo, mesmo quando tinham pouco conhecimento ou experiência. O propósito das reuniões se transformou em compartilhamento de informações e debate desestruturado, o que impediu a ação produtiva.

IMPORTANTE: definir papéis e direitos de decisão ao longo de cada etapa do processo.

Foi isso que a empresa de especialidades químicas fez. Da mesma forma, o fundo de pensão identificou seu CFO como o principal tomador de decisões em uma série de decisões focadas em dinheiro e, em seguida, mapeou os direitos de decisão e as etapas em cada um dos processos de contribuição.

DICAS para a maioria das empresas que buscam uma coordenação aprimorada, as prioridades incluem:

1 -Mapeie o processo de tomada de decisão. Identifique as decisões que envolvem um grupo transversal de líderes e trabalhe com as partes interessadas de cada um para chegar a um acordo sobre quais são as principais etapas do processo.

2 -Teste o processo. Nas primeiras vezes você descobrirá onde estão os “vazamentos”. Então, você pode melhorar o processo, treinar pessoas para trabalhar dentro dele

3 -Definir o tomador de decisão. Limite o número de tomadores de decisão e esclareça para cada um seu mandato, membros permanentes, funções (decisores ou “informadores” críticos), protocolos de tomada de decisão, pontos-chave de colaboração e agenda permanente.  Incentive-a flexibilidade e autonomia
4 -Crie objetivos compartilhados. Os membros da equipe devem ser incentivados a buscar regularmente melhorias no processo subjacente que está dando origem às suas decisões.

No mundo de hoje,  delegada decisões aos algoritmos inteligentes habilitados por inteligência artificial pode ser um caminho para agilidade e inovação. Identificar as partes de suas decisões que podem ser confiadas a máquinas inteligentes irá acelerar as decisões e criar maior consistência e transparência, mas requer a definição de limites claros para quando esses sistemas devem ser escalados para uma pessoa, além de ser claro com as pessoas sobre como aproveitar as ferramentas de forma eficaz.

Importante frisar que a AUTONOMIA é variável essencial deste processo, quando se navega em desafios complexos, quanto mais delegar a autonomia para as pontas que estão mais perto do desafio maior agilidade e maior capacidade de entendimento do desafio a empresa terá.

IMAGINAR SOLUTIONS é uma empresa especializada em neurociência aplicada aos processos de tomada  de decisão e INOVAÇÃO. Fazemos treinamento, palestra e worshop para melhorar a performance do time. Entre em contato: Solange@imaginarsolutions.com.br