IMAGINAR NEWSLETTER: De onde veem os INSIGHTS?
Pensar em INOVAÇÃO tem uma relação forte com PROCESSO. Totalmente verdadeiro. Porém, quando analisamos alguns dos grandes sucessos do século XX e XXI, se observa que algumas ideias foram totalmente espontâneas. Surgiram com a percepção mais aprofundada sobre comportamentos, fatos inusitados e de erros que foram redesenhados para outras aplicações. Como foi o caso do post-it!!!
Insights, são pensamentos espontâneos que surgem sem a intervenção direta na mente dos inovadores. Segundo Mohambir Swahney insights podem ser incitados. Em novembro de 2014, na Harvard Business Review, Swahney em sua pesquisa com grandes empresas, consolidou 7 possíveis fontes de insights no pensamento do inovador. Nem todos as 7 fontes funcionam exatamente da mesma maneira para todas as pessoas. Algumas podem ter maior aderência do que outras, pois segundo a neurociência, esta capacidade preditiva e associativa do nosso cérebro está vinculada diretamente com as memórias de longo-prazo e as crenças individuais. Cada pessoas tem um conjunto de memórias e crenças que também é conhecido por MINDSET.
As 7 possíveis origens dos INSIGHTS são:
1 – Anomalias
Estão relacionadas com os fatos inesperados que acontecem. Surpresas. Segundo Swahney, a empresa russa Lamoda foi criada pela percepção do seu criador que apesar de existirem naquela época cerca de 75 mi de internautas na Rússia, o e-commerce representava somente 1,5% das vendas. As pessoas não confiavam no sistema postal e poucas pessoas usavam cartão de crédito. Esta anomalia abriu espaço para uma loja virtual com uma rede de entregadores que levam, cobram e assessoram presencialmente.
Perguntas: percebe anomalias em segmentos? geografia? suprimentos? consumidores? Aprofunde….
2 – Confluência
O Snapchat nasceu de uma percepção da falta de atenção dos usuários com o uso de várias mídias sociais. Tudo rápido. Novos hábitos e novos interesses estão impactando tudo. Por exemplo a longevidade x custos de saúde está abrindo espaço para novos modelos de serviços
Perguntas: tendências econômicas, demográficas, tecnológicas, comportamentais afetando seu mercado?
3 – Frustrações
As frustrações são fonte de insights. Entender estes pontos de dor, já faz parte do design. Pois as dores são oportunidades para se criar novos produtos, serviços e negócios.
Perguntas: frustrações sobre seu produto, processos, ou ambiente de trabalho? o que te incomoda no seu negócio? nos seus fornecedores? quais os “jeitinhos”que as pessoas usam para resolver estas dores?
4 – Ortodoxias (crenças)
Quando determinados processos, sistemas, ou qualquer outra coisa que se perpetua sem se perguntar por quê? Aí existe um crença arraigada. Tradições são fontes de resistência para a inovação. As crenças estão escondidas dentro de todas as organizações, indústrias e mercados
Perguntas: Quais as crenças que permeiam pelo seu negócio, indústria, setor, mercado? E se o reverso dessas crenças pudessem se verdades?
5 – Extremidades
Os negócios se focam preferencialmente nos seus principais stakeholders. Porém, oportunidades podem ser exploradas nas periferias do mercado principal. Tanto nos early adopters quanto nos seus laggards.
Perguntas: o que se pode aprender com aqueles que são mais intensos nas suas queixas ou nos seus elogios?
6 – Viagens
Quando algum problema acontece, os executivos se levantam da cadeira para visitar clientes, colegas, fornecedores ou até parceiros. Nestas visitas surgem oportunidades para entender o impacto do contexto no MINDSET dos stakeholders. Exatamente por isto o design usa a observação in loco para criar novas soluções
Perguntas: quais são os contextos sociais, culturais e ambientais que afetam as preferências e hábitos dos clientes, colegas, fornecedores e parceiros?
7 – Analogias
Analogias já são usadas há um longo tempo. Synectics ferramenta para estimular a criatividade criada na década de 50 por George M. Prince and William J.J. Gordon já usava as analogias e metáforas para estimular os insights. Foram pioneiros no biomemetismo que usa a natureza como analogia para criação de soluções para problemas complexos. O velcro, por exemplo, foi criado com o biomemetismo originário de uma planta chamada Arctium tipo os carrapichos da grama.
Perguntas: use estímulos não relacionados com o desafio para forçar pensamentos que possam ser adaptados para resolver novos problemas.