IMAGINAR NEWSLETTER: INNOGANDA… sabe o que é??

Resolvi escrever sobre INNOGANDA inspirada no time da Innosight – empresa de consultoria em inovação criada pelo Prof Clayton Christensen, que hoje tem o Scott Anthony como um dos seus principais líderes. Em seu livro mais recente “Eat, Sleep, Innovate: make creativity an Everyday Habit” Scott Anthony aborda a INNOGANDA= INNOVATION PROPAGANDA. Ou seja, as empresas mais falam de inovação do que realmente fazem.

A questão é POR QUÊ???

 

 

 

 

 

Nestes últimos dois anos, em vários dos meus artigos escritos neste blog a temática é a mesma. MINDSET. As pessoas têm uma série de bloqueios relacionados ao MINDSET que simplesmente criam barreiras, inconscientes para impedir que a inovação aconteça.

No artigo publicado na Harvard Business Review em Dezembro de 2019, Scott Anthony com um time de mais 3 pessoas da Innosight propõem pequenas ações que ajudam as pessoas a se tornarem mais conscientes dos seus próprios bloqueios.

Algumas das barreiras mais vivenciadas dentro das organizações e citadas pelos colaboradores como bloqueios para inovar são:

1 – Falta de tempo ( não existe espaço para se dedicar ao minaste de crescimento, existe um reforço contínuo para o minaste fixo

2 – Fazer diferente não resulta em benefícios, somente custos  …às vezes gera até em punição.

3 – Falta de capacidade para inovar

4 – Falta infraestrutura para transformar ideias em ação

Porém, o bloqueio mais pernicioso dentro das organizações é a INÉRCIA. Negócios estão programados para entregar o previsível, o confiável e resultados… este é exatamente o PROBLEMA.

tentar superar os  4 bloqueios mencionados anteriormente pode ser uma perda de recursos e uma grande frustração,  se a inércia não for tratada adequadamente. INÉRCIA é sinônimo de MINDSET.

Para mudar a forma de pensar, agir e sentir, a Innosight propôs a criação de pequenas AÇÕES que revertem os status quo.  Estas ações precisam ser simples, divertidas, mensuráveis, práticas, permitam reforço e consistentes (Muitos critérios!!!! kkkkk)

Dois exemplos destas ações foram citadas no artigo da HBR

MOJO -ação proposta no banco DBS para aumentar eficiência das reuniões.  MO= meeting owner = dono da reunião, e JO= joyful Observer = observador divertido. MO garante que a reunião tem agenda clara e começa e termina no horário marcado.  JO encoraja e dá voz a todos durante a reunião. Pode, por exemplo, solicitar que todos deixem seu celular em uma pilha na mesa. Também pode dar feedback para o MO sobre a condução da reunião.  Todas as salas têm lembretes que reforçam o mindset  de crescimento. O banco  estima que teve um ganho de 500.000 horas de economia de tempo dos seus colaboradores, além de ter tido 40% a 90% de aumento na participação dos colaboradores durante as reuniões.

DARE TO TRY – (ouse tentar) ação proposta pelo grupo TATA indiano. Todos os anos a empresa celebra as realizações de inovação. O DARE to TRY é um troféu cobiçado no grupo. Ele reconhece um time que fracassou inteligentemente. Hoje, além de ter uma grande visibilidade dentro do grupo,  o DARE to TRY reconhece e premia centenas de aplicações de inovação. Além de promover o comportamento inovador, a capacidade de correr risco e a tolerância ao fracasso.

Atenção!!! copiar estas ações sem entender se elas têm uma ligação efetiva com o dia-a-dia das pessoas pode criar uma INNOGANDA. Propaganda enganosa da inovação.

A mudança de MINDSET não acontece da noite para o dia. Ela é pessoal e intransferível. O adulto precisa vivenciar para mudar. Ter persistência, aprender a errar para aprender e voltar a ter o espírito que todas crianças têm: ser curioso e criativo!!!

As etapas para gerar ações que segundo a INNOSIGHT, quebra os hábitos organizacionais que resistem à inovação, mudando o MINDSET são:

1 – Identificar quais são os principais traços de comportamento que a empresa busca desenvolver como por exemplo, ser ÁGIL, obsecada pelo CLIENTE, direcionada por DADOS e APRENDER continuamente.

2 – Identifique na empresa comportamentos que resistem a estes NOVOS COMPORTAMENTOS

3 -Crie as AÇÕES. Convoque grupos multifuncionais, de várias áreas da empresa para ajudar neste processo. Escolha as ações que sejam simples, divertidas, mensuráveis, práticas, permitam reforço  e consistentes

Voilá!!! simples… agora é como VOCÊ !!!

A IMAGINAR SOLUTIONS é uma empresa que trabalha há mais de 20 anos nos processos de inovação. Desenvolvendo projetos e treinando time neurocientificamente diversos para aumentar PERFORMANCE e os resultados da INOVAÇÃO. Entre em contato: solange@imaginarsolutions.com.br