IMAGINAR NEWSLETTER: Pensar diferente

PENSAR DIFERENTE… este é um mantra que se escuta todas as vezes que o foco é a  INOVAÇÃO.  Pensar diferente tem aspectos neurológicos complexos e irá requerer motivação e intenção para ser obtido. Nem sempre fácil… mas é uma capacidade inerente a qualquer ser humano. A pergunta é COMO????

No artigo escrito por Adam Bradenburger – professor na Tandon School of Engineering da Tandem School of Business publicado na Harvard Business Review em Abril de 2019, são explorados aspectos inerentes do PENSAR DIFERENTE.

Grandes criadores, inovadores e empreendedores olham o mundo de maneiras que são diferentes de como muitos de nós olhamos para as coisas. É por isso, que eles veem oportunidades que outras pessoas perdem, segundo o professor Adam.

Um engenheiro suíço, George de Mestral, decidiu olhar mais de perto os carrapichos (sementes de plantas) que encontrou grudados em sua roupa depois de uma caminhada na floresta. Ele pegou seu microscópio e viu que a natureza havia desenhado ganchos nas rebarbas, que se prendiam às fibras enroladas em sua roupa. A famosa alternativa de velcro ao zíper, sob o nome de velcro, nasceu assim da observação minuciosa de algo trivia.  Hoje, existe todo um campo, chamado BIOMIMETISMO, dedicado a imitar a natureza para resolver problemas humanos.

OUTRA HISTÓRIA menos conhecida, mas igualmente digna de fama, é a história do Softsoap. Um empresário americano, Robert Taylor, decidiu examinar mais de perto como as barras de sabão realmente apareciam uma vez desembrulhadas e usadas nos banheiros. Dando um zoom na saboneteira, ele notou uma poça desagradável de lodo. Ele decidiu que a resposta era criar um sabonete líquido envasado em um dispensador de bomba, e foi assim que nasceu o Softsoap, que mudou toda a indústria de sabonetes.

O grande matemático francês Blaise Pascal disse:

“As pequenas mentes estão preocupadas com o extraordinário, as grandes mentes com o ordinário”.

Parece que  o que Pascal  tqueria dizer era: olhe para o que está bem na sua frente, mas olhe de uma forma CUIDADOSA e INTENCIONAL.

E, como ele descreve esta ação é “desfamiliarização”. Sair do familiar e buscar o diferente e único

Trabalhando no início do século XX, um teórico literário russo chamado Viktor Shklovsky apontou como Tolstói alcançou um efeito intensificado em sua escrita por meio de técnicas como descrever objetos de uma perspectiva distorcida e recusar-se a usar os nomes habituais para objetos, e geralmente “fazendo estranho’” (desfamiliarizando) o que de outra forma seria familiar.

Os exemplos desses grandes artistas dão a todos – empresários incluídos – algumas dicas sobre como parar de ver o mundo da maneira familiar e começar a vê-lo de maneiras desconhecidas e generativas. Quando olhamos para o mundo, não devemos apenas examinar, mas examinar INTENCIONALMENTE com uma perspectiva deliberadamente diferente.

Não apenas nomeie o que está ao seu redor, porém, crie novos nomes. Não apenas considere o todo, mas divida as coisas (ou desmonte) em pedaços.

Essas técnicas podem ajudar a visualizar um caminho para o novo e revolucionário, seja nas artes ou nos negócios.

Sherlock Holmes disse uma vez a Watson: “Você vê, mas não observa. A distinção é clara.”  Segundo a psicóloga e escritora Maria Konnikova, em seu livro Mastermind: How to Think Like Sherlock Holmes: “Para observar, você deve aprender a separar a situação da interpretação”. Como técnica para melhorar nossa capacidade de operar dessa maneira, Konnikova sugere descrever uma situação de interesse em voz alta ou por escrito para um acompanhante. Como ela observa, Holmes usou Watson dessa maneira para falar sobre suas observações ao investigar um caso e, muitas vezes, era por meio desse exercício que os pontos-chave do caso se tornavam evidentes.

Por quê tempo dificuldade de observar???

Neurocientificamente, prestar atenção é focalizar a consciência, concentrando os processos mentais em uma única tarefa principal e colocando as demais em segundo plano. Dentre os muitos estímulos que nos atingem, o cérebro é capaz de focar em apenas um, ou seja, selecionar um e ao mesmo tempo desprezar outros. Este tipo de atenção seletiva é a capacidade de direcionar a atenção para uma determinada parte do ambiente, enquanto os demais estímulos à sua volta são ignorados.

Este processo consume ENERGIA. O que isto significa? para estar funcionando o cérebro consome 25% do oxigênio que respiramos. isto é MUITO!!! Ao evoluirmos, criamos mecanismos para economizar energia. Um destes mecanismos é limitar a atenção!!!

O cérebro humano tem a capacidade de ficar concentrado, em média, por 30 minutos a 90 minutos. Esta variação de tempo quando se fala em foco, está relacionada com os formatos de vida e trabalho.

A Microsoft realizou um estudo no Canadá cujo principal objetivo era determinar o impacto das tecnologias modernas no tempo de atenção do ser humano a materiais de publicidade apresentados em vários tipos de mídia.

O estudo se baseou em entrevistas e no monitoramento de eletroencefalograma com o objetivo de medir os três tipos de atenção: o sustentado (capacidade de manter o foco em atividades repetitivas), o seletivo (habilidade de não se distrair) e o alternado (mudar a atenção entre tarefas que exigem diferentes habilidades cognitivas).

De acordo com o estudo, o tempo médio de atenção hoje é de 8 segundos – isso é um segundo menor que o de um peixinho-dourado. No ano 2000, o resultado com humanos havia sido de 12 segundos.

No entanto, se o tempo de concentração diminuiu, a população está com mais apetite para experimentar novos estímulos, ou seja, as pessoas são facilmente distraídas.  O que mais influencia no comportamento são a quantidade de consumo de mídia, a frequência em que se usa mais de uma tela, a velocidade de adoção de tecnologia e o uso das redes sociais.

O fato de usar múltiplas telas treina os consumidores para serem menos efetivos para filtrar as distrações, ou seja, estão mais propensos para novos estímulos. Segundo a Microsoft, há aí uma oportunidade de “sequestrar” a atenção dos usuários, mas, por outro lado, é necessário trabalhar ainda mais para mantê-la.

Portanto, prestar a atenção em um mundo de DISTRAÇÃO está ficando cada dia mais difícil… aqui está o desafio de qualquer pessoa que busca a INOVAÇÃO: se desconectar para poder concentrar. Somente com a concentração e foco que a atenção seletiva irá ser ativada, e é com ela que o PENSAR DIFERENTE acontece!!!

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