IMAGINAR NEWSLETTER: 5 avanços da tecnologia impressora 3D e IA

Seguem 5 avanços nas aplicações da impressora 3D e IA que começam ampliar o horizonte do entendimento das doenças, a desmistificar o fake e a entender a atmosfera do planeta em que vivemos.

Confiram abaixo!!!

1 – Impressora 3D para fábricação de vestíveis. A fabricação de soft devices está se expandindo no EUA.  Os pesquisadores criaram um modelo de coração sintético oco, destinado a imitar o coração de um bebê e o tecido cardíaco. O material tem alta resistência ao rasgo, o que é fundamental para os profissionais médicos praticarem injeções, incisões e suturas.

 

2 – IA para reconhecer os deepfakes:  À medida que as ameaças de interferência eleitoral nos EUA aumentam, duas equipes de pesquisadores de IA introduziram recentemente novas abordagens para identificar deepfakes observando evidências de batimentos cardíacos. A fotopletismografia (PPG) traduz pistas visuais, como a forma como o fluxo sanguíneo causa pequenas mudanças na cor da pele em um batimento cardíaco humano. Em trabalho lançado na semana passada, os pesquisadores da Binghamton University e da Intel introduziram a IA que vai além da detecção de deepfake para reconhecer qual modelo deepfake fez um vídeo adulterado. Os pesquisadores descobriram que os vídeos de modelos deepfake deixam sinais de ruído biológicos e generativos únicos – o que eles chamam de “batimentos cardíacos deepfake“. A abordagem de detecção procura sinais biológicos residuais de 32 pontos diferentes no rosto de uma pessoa, que os pesquisadores chamam de células PPG.

3 – IA para entender como a gravidade impacta o planeta: Uma equipe liderada pela professora de Stanford Aditi Sheshadri publicou recentemente um relatório sobre ondas gravitacionais, ondulações criadas pela gravidade quando ela empurra o ar forçado para cima na atmosfera superior da Terra. Os balões Loom da Alphabet coletaram informações em 6.811 períodos separados de 48 horas entre 2014 e 2018 movimento que é realizado nas ondas gravitacionais e seu impacto sobre a forma como vivenciamos o mundo. No ar, elas podem causar turbulência que afetam as aeronaves e impulsionam o desenvolvimento das tempestades. Uma melhor compreensão destas ondas pode ser a chave para a criação de modelos mais precisos para prever o tempo, especialmente à medida que as mudanças climáticas se intensificam.

4 – 3D para tratamento do Parkinson: Um novo sistema de tecnologias de engenharia, desenvolvido pela Renishaw, foi usado com sucesso como parte de um estudo de extensão para um primeiro ensaio clínico em humanos para o tratamento da doença de Parkinson. A Renishaw, projetou e fabricou o sistema de administração crônica de drogas chamado neuroinfuse, que é composto por até quatro cateteres que podem ser acessados por meio de uma porta de titânio impressa em 3D implantada atrás da orelha do paciente para auxiliar na distribuição segura de um novo medicamento por meio de infusão cerebral em pacientes com o distúrbio neurodegenerativo, como o Parkinson.

 

5 – 3D para implantes medicina bioeletrônica: o neurocientista Tim Gardner juntamente com Phil and Penny Knight Campus for Accelerating Scientific Impact, com os pesquisadores da Boston University and GlaxoSmithKline Divisão de Bioelectronics conseguiram fabricar um nanoclipe implantável impresso em 3D que consegue registrar  os impulsos elétricos que geram vocalizações no sistema nervoso periférico das aves. A pesquisa é  um avanço da medicina bioeletrônica e, eventualmente, poderá levar a um novo tratamento para doenças como a síndrome do intestino inflamatório, artrite reumatóide e diabetes. O objetivo da medicina bioeletrônica é decodificar e modular os sinais do sistema nervoso periférico para obter o controle terapêutico de órgãos.

A IMAGINAR SOLUTIONS é uma empresa especializada em inovação e neurociência aplicada às mudanças de MINDSET, necessárias para que as empresas possam atingir sua PERFORMANCE máxima e aprender a INOVAR continuamente.

Entre em contato: 11-996084646 solange@imaginarsolutions.com.br