IMAGINAR SOLUTIONS: Empresas inovadoras 2020

 

BCG lançou no último dia 22 de junho a sua 14a edição das empresas mais inovadoras de 2020. Quando começaram a fazer a pesquisa anual, a pandemia do COVID 19 ainda não tinha começado globalmente. Neste contexto de pandemia, ainda ficou mais claro para o BCG a importância da escala e ser um inovador serial. Gerando maior adaptabilidade para mudanças de oferta, demanda e mudanças de hábitos de consumo.

Inovação é uma das TRÊS principais estratégias das empresas  para 2/3 das empresas selecionadas. neste perfil foram agrupadas três categorias de empresas:

  •  “Inovadores comprometidos” (45% do total) –  inovação é  prioridade e apóiam esse compromisso com investimentos significativos. (setor financeiro e farmacêutico (ambos 56%) e menor em bens industriais (37%) e atacado e varejo (32%)
  • “Inovadores céticos” (30% do total) são o inverso, não vêm a inovação como uma prioridade estratégica nem como um objetivo significativo para alocar recursos.
  •  “Inovadores confusos” (25% do total) estão no meio, com um descompasso entre a importância estratégica declarada da inovação e seu nível de financiamento para ela.

Quase 60% do Inovadores comprometidos apresentam uma proporção crescente de vendas de produtos e serviços lançados nos últimos três anos, em comparação com apenas 30% dos céticos e 47% dos confusos. Além de terem mencionado que fazem uso crescente de canais externos de inovação, como incubadoras e parcerias com instituições acadêmicas. Além de focar em AI(advanced analytics), digital design e plataformas tecnológicas.

Desde 2015, na sua pesquisa, BCG pergunta para as empresas participantes nomes de empresas inovadoras que estão criando ruptura no mercado.  Este ano, surgiu um padrão novo em comparação com 2015. Surgiram nomes de empresas tradicionais entrando em novos mercados como disjuntores como a  Amazon na área da saúde ou a Alibaba em serviços financeiros.

Em um mundo em que todos os setores estão se tornando plataformas tecnológicas – a capacidade de inovação está rompendo barreiras setoriais. Por exemplo, a 3M inovou em vários setores ao longo dos anos, incluindo bens de consumo, produtos químicos, manufatura e tecnologia médica. Hoje, atividades desse tipo em comparação com 2016 tiveram um aumento de 20%. Novos players já surgem no radar como   Sony, Nike, Xiaomi e JD.com. Vejam o gráfico da pesquisa abaixo.

Essas empresas – disruptivas – geralmente trabalham em ecossistemas que reúnem  recursos de vários participantes em uma nova plataforma. Por exemplo. a mudança da indústria automobilística migrando para os carros autônomos com modelos de negócios de mobilidade, como demonstrado pela Sony, Alphabet e Apple, além de empresas automotivas como Tesla, Volkswagen e Bosch.

3 dicas das empresas inovadoras de 2020

  • Walk the talk – 45% das empresas priorizam e investem em inovação – comprometimento!!! Avançam em setores que possam ser oportunidades fora do seu “core”de atuação
  • Abraçam os benefícios da escala – mais de 40% das empresas alcançam percentual maior que a média das indústrias na participação de novas receitas oriundas da inovação
  • Calibram seu sistema de inovação para obter sucesso – mantém um sistema equilibrado com melhores práticas funcionando em todos os níveis e em todas as dimensões

Mais informações sobre o impacto da inovação e como criar novos modelos de negócios ou pensar em criar estratégias de inovação para competir em um mundo em aceleração entre em contato com a IMAGINAR SOLUTIONS – 23 anos atuando em negócios inovadores (consultoria, seminários e palestras)