Mindset para Inovação

Neurologicamente temos uma capacidade cognitiva infinita. O sistema sensorial humano capta cerca de 11 milhões de bits de informação por segundo. Porém, somente 16 a 50 bits de informação se tornam consciente. Se tentássemos processar toda essa informação enviada pelo sistema sensorial conscientemente daríamos um curto-circuito no nosso cérebro.  Por questões energética  usamos preferencialmente as informações que já estão armazenadas. É como se o cérebro fosse uma máquina preditiva de curto-prazo. O que está armazenado é um recurso que não consome energia para ser usado. Desta maneira, posso rapidamente tomar uma decisão. Neste processo de predição contínua, que representa mais de 95% da forma como pensamos,  fazemos um trade-offentre velocidade e precisão. Porém, estamos direcionando as milhares de decisões que tomamos a todo momento para a mente inconsciente, que responde automaticamente com o conhecimento já armazenado.

 

Chamamos de mindsetas crenças armazenadasno cérebro ao longo da vida. Cientificamente sabemos que a intensidade emocional define a longevidade de uma crença no nosso cérebro. E, as crenças emocionais negativas são as que mais perduram quando comparadas com as crenças emocionais positivas. Esta informação tem um significado importante quando estamos dentro do ambiente corporativo.  Pois, estamos vivendo em um mundo em transformação.  Cada dia mais não – linear. Os estímulos captados do ambiente estão sendo interpretados como incertos e inseguros. Acionando no nosso cérebros os mecanismos de sobrevivência que priorizam a velocidade e usam majoritariamente aquilo que já está armazenado – nossas crenças e aprendizados armazenados ao longo da vida. que fundamentalmente vieram do passado.

 

Na pesquisa com alunos de graduação de ciência da computação da UFMG foi testado o impacto do mindsetdos alunos na geração de projetos de inovação usando tecnologia de inteligência artificial.  Os resultados desta pesquisa mostraram que os alunos que usam preferencialmente as informações já armazenadas no cérebro, entitulados de mindset fixo– tendem a gerar projetos de inovação incrementais. Ou seja, melhoram aquilo que já sabem, porém têm mais dificuldade de transformar conhecimento em projetos  radicalmente mais inovadores. Entretanto, os projetos radicalmente inovadores foram gerados pelos alunos que desenvolveram predominante mindsetde crescimento.

 

Quer saber um pouco mais sobre este assunto e como ele pode impactar os resultados da inovação na sua empresa? Use um dos links abaixo

 

Link para o livro  Desconstruindo o Mindset e Construindo Inovação: Usando a neurociência para alavancar resultados por ser uma escolha mais direta

https://www.amazon.com.br/Desconstruindo-mindset-construindo-inovação-neurociência/dp/8584612017

 

Entre em contato: https://imaginarsolutions.com.br/contato/