Quebra dos vícios cerebrais

Neurocientistas da Universidade Duke (EUA) identificaram um único tipo de neurônio no cérebro que serve como um “controlador mestre” dos nossos hábitos. Eles afirmam que a formação de um hábito aumenta a atividade dessa célula, e que desativá-la é suficiente para quebrar hábitos inúteis – ao menos em camundongos viciados em açúcar. Os cientistas dizem que esse “neurônio mestre” exerce seu controle através de uma rede de conexões com neurônios mais numerosos e associados com o comportamento associado a hábitos arraigados.

Se puder ser confirmado por outros pesquisadores, isto pode abrir o caminho para novos tratamentos para os vícios e para os comportamentos compulsivos em seres humanos.

Como o hábitos e vícios são formados?

O pesquisador Justin O’Hare, membro da equipe, treinou animais de laboratório saudáveis para receber um alimento saboroso sempre que pressionavam uma alavanca. Vários deles desenvolveram o hábito de pressionar a alavanca mesmo quando ela deixou de liberar o alimento e mesmo depois de terem tido a oportunidade de comer a quantidade que quisessem daquele alimento.

Foi identificada uma ativação, nos camundongos, em uma área profunda do cérebro chamada corpo estriado, que contém dois conjuntos de caminhos neurais: uma via “iniciar” (via direta), que incita uma ação, e uma via “pare” (via indireta), que inibe a ação. As duas vias mostraram–se mais fortes nos ratos com hábito. A formação do hábito também mudou a temporização relativa das duas rotas, fazendo a via “iniciar” disparar antes da via “parar”, levando à ação habitual.

Os pesquisadores encontraram a explicação para esse comportamento em um único tipo de neurônio raro no estriado, chamado interneurônio de disparo rápido (FSI: fast-spiking interneuron), que serve como um comando mestre para as mudanças generalizadas na atividade dos neurônios de saída.

“Compreender os mecanismos neurológicos subjacentes aos nossos hábitos pode inspirar novas maneiras de tratar essas condições.”

Fonte:Diário da Saúde 20/09/2017