Sinal cerebral para reter informação
Cientistas afirmam ter descoberto um possível biomarcador cerebral que poderá indicar se o aluno aprendeu o que foi ministrado durante o curso. A pesquisa foi feita com alunos de anatomia do primeiro ano de graduação. Foram medidas as respostas cerebrais dos alunos sobre o aprendizado de anatomia usando eletroencefalografia (EEG) antes de iniciar o curso, imediatamente após o curso e seis meses após a conclusão do curso.
“Descobrimos que um pico no componente positivo tardio (CPT) da onda cerebral está correlacionado com a capacidade de reter informações anatômicas a longo prazo,” disse a professora Katherine Turk, da Escola de Medicina da Universidade de Boston (EUA).
Esse biomarcador de ondas cerebrais poderá permitir que os educadores experimentem diferentes técnicas educacionais para melhorar o aprendizado de longa duração, medindo os resultados usando testes relacionados a eventos especiais de EEG (eletroencefalografia).
O sinal cerebral, se confirmado por estudos com uma população mais ampla, poderá permitir o desenvolvimento de técnicas para o ensino na sala de aula que produzam o maior CPT. O uso dessas técnicas de ensino comprovadas por biomarcadores poderia facilitar a educação que se poderá aproveitar por toda a vida, dizem os pesquisadores.
Os resultados foram publicados no Journal of Cognitive Neuroscience.