IMAGINAR NEWSLETTER: 2020 o início de uma década!!!


2020 é o começo de uma nova década. É difícil pensar na próxima década sem refletir quais as rupturas que estão a caminho.  Algumas delas já estão dando sinais de profundas mudanças como a evolução/transformação do capitalismo, mudança climática, regulamentação e migração humana. A  tecnologia está desmaterializando, desmonetizando e democratizando produtos, serviços e negócios. Os modelos organizacionais e os processos de colaboração formal ou informal poderão se tornar  mais líquidos e fluídos.  Mudando drasticamente o que conhecemos por emprego.  Por isso, 2020 não será apenas o próximo ano, mas  uma nova década. Onde a interseção entre tecnologia, ciência, saúde, negócios e governo poderá mudar de forma muito rápida. Haverão muitos riscos e muitas oportunidades. Qual o  MINDSET que você irá entrar em 2020?

Enfrentar com coragem esta nova realidade é nossa única responsabilidade. Temos que ter consciência que se não fizermos NADA, o nosso cérebro com certeza fará o que ele mais sabe fazer: usar o conhecimento do passado para enfrentar o futuro que é volátil, incerto, complexo e ambíguo. Será que vai funcionar? Claro que não!!! Então o melhor é começarmos a planejar o futuro, montando o quebra-cabeça dos sinais que já estão no horizonte para nos ajudar a criar uma VISÃO do que teremos pela frente !!! Lembrando que a antecipação, permite planejamento, desenvolvimento e execução. Então, MÃOS À OBRA!!!

Geralmente cometemos erros quando tomamos decisões estratégicas sobre o futuro: ou subestimamos ou superestimamos a mudança. A razão? Os nossos viéses cognitivos. A incerteza e a ambiguidade são desconfortáveis, por isso, tomamos decisões rápidas, ao invés de avaliar estrategicamente o impacto de cada nova variável que possa surgir no horizonte. Não podemos resolver incertezas futuras, mas podemos nos preparar para pensar criticamente sobre sinais e impacto – e avaliar os cenários de possibilidade que podem impactar o futuro.

Segundo a Singularity University veremos na próxima década a aceleração da aceleração com oito grande áreas de transformação:

1 – Um computador com a capacidade de processamento equivalente ao processamento humano. Em 2025, com US $ 1.000 se poderá comprar um computador capaz de calcular 10.000 trilhões de ciclos por segundo, a velocidade de processamento equivalente do cérebro humano

2 – IoE (Internet of Everything) A conexão entre equipamentos, pessoas, processos e dados excederá 100 bilhões de equipamentos conectados, cada um deles com pelo menos mais 12 sensores conectados coletando dados. Isto significará uma revolução nos negócios além da nossa capacidade de imaginar. Cisco recentemente estimou que na próxima década haverá oportunidades equivalentes a $ 19 trilhões de novas receitas.

3 – Conhecimento Just in Time (JIT). Com um trilhão de sensores coletando dados em todos os lugares (carros autônomos, satélites, drones, sensores vestíveis, câmeras) o conhecimento será acessível em qualquer lugar, em qualquer momento para respostas, informações e insights JIT.

4 – 8 bilhões de pessoas conectadas com a velocidade superior a 1 megabit por segundo pelos milhares sistemas de satélites; Facebook (Athena), ElonMusk (SpaceX) Softbank e Qualcomm(OneWeb) e Google (Loom). Em uma década, 5 bilhões de novos cérebros entrarão no mercado global. Serão dezenas de trilhões de dólares fluindo na economia global. Os novos entrantes não entrarão no mundo digital como entramos há 30 anos atrás. Eles estarão conectados a uma velocidade de 1Mbps e acessarão Google, impressão 3D., os serviços online da Amazon Web Service (AWS), terão a inteligência artificial do Watson, crowdfunding, crowdsourcing, e muito, muito mais….

5 – Saúde uma nova realidade. Novos modelos de negocio para saúde estão surgindo. Saúde está migrando para a prevenção à medida que a neurociência, a biologia e a nanotecnologia estão desbravando o corpo humano. Milhares de startups, assim como Google, Apple, Microsoft, SAP, IBM, etc., estão investindo neste mercado de U$ 3.8 trilhões com modelos de negócios que estão desmaterializando, desmonetizando e democratizando um sistema caro, ineficiente e baseado na doença e não na saúde.

Os sensores (wearables) combinados com a Inteligência Artificial (IA) nos permitirá sermos gestores da nossa própria saúde. O sequenciamento em larga-escala dos genomas aliado ao aprendizado de máquina permitirá buscar a causa das doenças autoimunes, do câncer, os problemas cardíacos e indicará caminhos para a cura ou prevenção. Os cirurgiões robóticos poderão fazer cirurgias com precisões perfeitas, sem falhas por um custo irrisório (centavos de dólares). Nesta década poderemos refazer/imprimir com células tronca os nossos órgãos como coração, fígado, pulmões ou rins sempre que for necessário.

6 – Realidade virtual e aumentada. Bilhões de dólares estão sendo investidos para criar uma nova geração de telas e  interfaces com o usuário por empresas como  Facebook (Oculus), Google (Magic Leap), Microsoft (Hololens), Sony, Qualcomm, HTC.

A tela como a conhecemos – no telefone, no computador e na TV – desaparecerá e será substituída outros dispositivos como o óculos, ou lentes. O resultado será uma enorme interrupção em vários setores, que vão do varejo ao consumidor, imobiliário, educação, viagens, entretenimento e as formas fundamentais pelas quais operamos como seres humanos.

7  – A aceleração da Inteligência Artificial.  Se você acha que a Siri  (Iphone) é útil agora, a geração da Siri da próxima década será muito mais parecida com o JARVIS do Iron Man.  Com recursos expandidos para entender e responder. Empresas como IBM Watson, DeepMind e Vicarious continuam  desenvolvendo sistemas de IA de próxima geração. Em uma década, será normal você dar acesso à sua IA para ouvir todas as suas conversas, ler seus e-mails e digitalizar seus dados biométricos, porque a vantagem e a conveniência serão imensas.

8 – Blockchain. Você deve ter ouvido falar em bitcoin, que é a criptomoeda descentralizada (global), democratizada e altamente segura com base no blockchain. Mas a verdadeira inovação é o próprio blockchain, um protocolo que permite transferências digitais seguras, diretas (sem intermediárias), digitais de valor e ativos (pense em dinheiro, contratos, ações, IP). Investidores como Marc Andreesen investiram dezenas de milhões no desenvolvimento e acreditam que essa é uma oportunidade tão importante quanto a criação da própria Internet.

Resumo da Ópera: estamos entrando em uma década cuja única constante é a mudança, e a velocidade da mudança está se acelerando.… se o seu mindset for de crescimento, você deve estar vibrando com as infinitas possibilidades que terá pela frente…. porém, para que você consiga PERCEBER as mudanças e criar a SUA VISÃO de futuro é preciso que seu cérebro/corpo estejam atentos e focados.

5 Dicas para trabalhar o seu MINDSET em 2020: 

1 – Crie a sua VISÃO e determine os seus objetivos. Se você imaginar claramente o que deseja alcançar e experimentar os sentimentos de prazer e recompensa associados a essa conquista você estará acionando sistemas neurológicos internos, produzindo química que ativa seu sistema de recompensa e ativando seu sistema de atenção que provavelmente irá te auxiliar na conquista dos seus objetivos. Patricia Peyton autora do livro Physical Intelligence acredita que o ato de visualizar objetivos “Aumenta  nossa  determinação, porque somos atraídos para essa recompensa futura”. “A visualização não apenas ajuda a garantir o sucesso, mas também a criar ritmo – e tira nossa mente do desconforto, dificuldade ou dor associada ao trabalho em direção à meta.”

2 –  Crie um novo MINDSET. Faça de 2020 o ano em que você irá romper com o status quo e a zona de conforto. Se arrisque mais, aprenda mais, colabore mais, interaja mais, se inspire mais, se abra mais, erre mais. Seja modelo para seus colaborados inspirando-os, delegando, motivando, engajando e criando mais confiança e conexões entre você e o seu time. Começa se perguntando o que você gostaria de fazer diferente no seu trabalho que fale por você ou para você? E até mesmo, se pergunte:  E se eu não fizer nada… quais seriam as consequências?

3 – Se comprometa com VOCÊ. Seu corpo e sua mente são um único sistema interligado. Para ter sucesso profissional você precisa ter saúde mental e física. Estar estressado inibe sua capacidade física de INOVAR. Você se torna prisioneiro do passado. Sendo controlado pelo seu sistema automático que está sempre simulando que tem um tigre correndo para te devorar. Neste modus operandi seu cérebro não pensa. Usa as memórias do passado para te dar sobrevivência. Além de ter dificuldade para inovar você tem baixa cognição. E, baixo nível de percepção. 5 dicas para você implementar na sua rotina: 1) sono de 7 a 8 horas por dia, durma antes da meia-noite. O sono profundo é que restabelece a nossa fisiologia. 2)Se alimente de coisas frescas, naturais e se possível orgânicas. Evite comidas processadas. 3) Exercite seu corpo. Cientificamente 10 mil passos por dia são suficientes para te dar saúde. 4) Aprenda a respirar pausadamente durante todo o dia. Use as respirações de coerência cardíaca pelo menos 5 vezes por dia, ou invista em mindfulness, ou meditação.  Cientificamente todas estas técnicas aliviam o estresse. 5) Aprenda a se desconectar todas as noites. Tenha mais compaixão de si mesmo e dos outros. Seja grata pelas pequenas e pelas grandes conquistas. Pesquisas recentes mostram que gratidão e a compaixão  gera coerência cardíaca que diminui o estresse, aumenta a viabilidade e equilibra o seu sistema imunológico.

4 – Repense o significado de poder e sucesso.

Muitas organizações estão se achatando e acabando com a hierarquia. Os  comportamentos relacionados com comando-controle estão se desmaterializando. Autonomia e empatia são estados neurológicos que inspiram as pessoas a usarem o seu potencial criativo, a resolver problemas, a entender melhor os desafios e a inovarem. Sucesso em um mundo cada vez mais complexo só é obtido quando executado pela coletividade. O time será sempre melhor do que o indivíduo. Os caminhos estão cada vez mais ambíguos. Por isto, ter perceptivas diferentes, entendimentos diferentes ajudam a decifrar este quebra-cabeça cada vez mais desafiador. O poder e sucesso estão no time e não em você!

Sucesso no século XXI segundo Noal Yuval Harari   é ser humilde, agradecido e fazer o melhor de si que se refletirá na coletividade. E, sem dúvida, aprender continuamente.

5 – Aumente as experiências positivas. Assim como saímos de um mundo linear para um mundo não-linear estamos prestes a ver uma mudança muito mais rápida e radical na maneira como ambientes centrados nas pessoas impulsionam exponencialmente o crescimento dos negócios.   Novas tecnologias aliadas às ciências mostrarão os benefícios de se criar  experiências positivas tanto no trabalho como nas vida pessoal. Busque ter experiências que te façam mais pleno, relaxado e em paz. Aprenda a compartilhar e a colaborar. Viva e crie experiências positivas para si mesmo e para os outros.

Nos ambientes corporativos uma reflexão importante.  Empresas com culturas que instigam o mindset de crescimento (Desconstruindo o Mindset e Construindo Inovação) tendem a gerar mais inovação transformacional. Enquanto, empresas que criam ambientes com mindsets fixos tendem a gerar a inovação incremental que já não é suficiente para a longevidade dos negócios no século XXI. O líder é fundamental na geração do mindset organizacional. Abra espaço, aceite e seja modelo para cada colaborador criar suas próprias experiências positivas!!

VIVA 2020!!!