IMAGINAR NEWSLETTER: FLOW x DISTRAÇÃO
FLOW como já descrito anteriormente é um estado mental de cognição máxima. O termo foi cunhado pelo psicólogo de origem croata (Rijeka) Mihaly Csikszentmihalyi. Mihaly foi Professor de Psicologia e Gestão da Claremont Graduate University. Foi ex-chefe do departamento de psicologia da Universidade de Chicago e do departamento de sociologia e antropologia em Lake Forest College.
Mihaly, nos seus inúmeros estudos sobre o estado de FLOW, sempre mencionou que Flow era uma estado mental espontâneo. O que a ciência tem descoberto mais recentemente, é que este estado mental pode ser desenvolvido. O Instituto HeartMath, pioneiro na pesquisa de coerência cardíaca, já descobriu que as pessoas que praticam a coerência cardíaca, desenvolvem a capacidade de entrar neste estado “on demand“.
Mais recentemente, a empresa do autor e best seller Steven Kotler, Flow Research Collective, tem investido nas pesquisas sobre o conhecimento científico de FLOW para tornar este estado disponível e acessível às pessoas que buscam ser mais INOVADORAS e CRIATIVAS.
Segundo Flow Research Collective, existem 9 barreiras no dia-a-dia que impedem que as pessoas entrem no estado de FLOW. Estas barreiras estão relacionadas com as barreiras que impedem que se tenha ATENÇÃO PLENA.
O texto abaixo, foi extraído da newsletter da Flow research collective, explicando a primeira barreira que é a DISTRAÇÃO
Sem ATENÇÃO PLENA , toda a esperança de entrar em FLOW é perdida.
Imagine o seguinte:
Finalmente, você está pronto para começar a trabalhar em algo importante.
Mas, então, seu telefone toca…
Você é sugado por um novo texto que faz com que você verifique seu e-mail.
Então, você se perde no e-mail por quinze minutos, finalmente, você está pronto para reiniciar o trabalho novamente…
Agora é um colega que te aborda precisando urgentemente de algo.
É como se sua mente estivesse constantemente presa entre vários estímulos e informações; querendo se concentrar, mas nunca tendo a chance.
Então, como você se protege contra o frenesi de DISTRAÇÃO que é o século 21?
Aqui estão três dicas que você pode usar para eliminar a distração, aumentar a atenção plena e desbloquear FLOW:
1-Ignorar é um processo ativo:
O Dr. Adam Gazzaley, professor de neurociência da UCSF e membro do conselho consultivo do Flow Research Collective, fez muitas pesquisas fundamentais sobre distração.
Seu trabalho mostra que há dois grandes elementos para focar; assistir e ignorar.
A parte de atendimento é a parte que você provavelmente já conhece.
É você “tentando se concentrar”.
A parte de ignorar é o que subestimamos.
Da mesma forma que os fones de ouvido com cancelamento de ruído têm a bateria descarregada ao cancelar o ruído do ambiente, seu cérebro gasta recursos cognitivos “ignorando” o que está acontecendo ao seu redor.
O grande ponto aqui é que, mesmo que você sinta que pode se concentrar bem, os estímulos de distração em seu ambiente provavelmente estão minando sua atenção.
O ponto é; tire seu telefone da vista, trabalhe em uma área silenciosa e seja implacável ao bloquear todas as distrações em seu ambiente. Elas estão distraindo você, mesmo que você não esteja consciente disso!
2-Atenção plena é a capacidade de suprimir a espontaneidade:
Outro de nossos bons amigos e conselheiros, o neurocientista Dr. Andrew Huberman da Universidade de Stanford, aponta em seu trabalho que foco é meramente a capacidade de resistir ao impulso de se entregar ao comportamento espontâneo.
Verificando uma mensagem de texto, folheando o Instagram, comendo quando você nem está com fome.
Todas essas coisas são ações espontâneas que não contribuem para seus objetivos predeterminados.
Quando você resiste a todos esses impulsos, o produto final – o que resta – é a atenção plena.
Mas… como o Dr. Huberman apontou, toda espontaneidade não é ruim. Afinal, criatividade é espontaneidade com um propósito. A chave é apenas deixar essa espontaneidade criativa surgir APÓS um período de atenção profunda, quando você já está em FLOW.
3-Desenhar blocos de FLOW:
Todos os dias devem incluir pelo menos noventa minutos em sua agenda que é desenhada para seu trabalho de maior prioridade.
Este tempo deve ser livre de todas as distrações.
Nada de telefone, e-mail, Youtube, Instagram ou até mesmo falar com um colega de trabalho.
Precisa ser sagrado.
É a sua hora de entrar em FLOW e terminar sua maior tarefa.
Obtenha este “bloco de FLOW” em seu calendário e torne-o absolutamente inegociável.